terça-feira, 31 de janeiro de 2012

INFORMAÇÕES DE CREDENCIAMENTO - Cobertura do cruzeiro Emoções em alto mar (Roberto Carlos)

Cantor Roberto Carlos embarca no dia 04 de fevereiro. Acesso à faixa primária será liberado pela Guarda Portuária

Informamos que, de acordo com o Plano de Segurança Pública Portuária do Porto de Santos, o credenciamento para acesso à faixa primária na cobertura da chegada do Roberto Carlos para o cruzeiro “Emoções em Alto Mar”, no navio Costa Pacífica, será realizado pela Autoridade Portuária de Santos - Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP).

Portanto, os veículos de comunicação interessados em cobrir a chegada do cantor no dia 04 de fevereiro, no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - CONCAIS, devem enviar email para comunicacaosocial@portodesantos.com.br intitulado “Concais - Roberto Carlos”. No email deve constar o nome completo do solicitante, veículo de mídia para o qual trabalha, CPF e RG.

Atenção: os dados devem ser enviados até as 15h do dia 02 de fevereiro. Para mais informações sobre como proceder com relação ao acesso, entre em contato com a Assessoria de Comunicação Social da CODESP no telefone (13) 3202-6565, ramal 2753, em horário comercial.

Record grava novela em navio com 2 mil a bordo

O elenco de 30 atores e cem pessoas da produçao da Record terão de administrar a curiosidades de cerca de 2,4 mil passageiros a bordo do transatlantico Vision Of The Seas, da Royal Caribbean, durante os 15 dias de gravação da novela Mascaras, proxima trama da emissora.
A viagem começa hoje, Porto de Santos, passa por Ilha Bela, Buzios Rio e vai ate Salvador. Para minimizar os transtornos aos hospedes - que pode ate aparecer na trama- , a Record diz que gravará durante a madrugada e, de dia, so quando o navio estiver atracado. Estima- se que cada capitulo no navio esteja orçado em R$ 1 milhao.

Aline Dauroiz

Zenith retorna ao Porto de Santos nesta quarta

O Zenith, da Pullmantur Cruzeiros, é o único navio de passageiros a atracar no Porto de Santos nesta quarta-feira. A embarcação chega a Santos às 9 da manhã e deve deixar a Cidade às 17 horas, após embarcar passageiros no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais.

Essa será a 13ª escala do Zenith no complexo santista nesta temporada de cruzeiros.

A cidade de Búzios e a praia privativa da Ilha de Jaguanum (RJ) estão no roteiro do minicruzeiro de três noites

A tribuna Porto e Mar

MSC Musica, Sovereign e Costa Pacifica no Rio de Janeiro!












Vídeo e imagens: Igor Welster

Itália encerra busca de desaparecidos em navio naufragado

A busca dos corpos dos desaparecidos do naufrágio do Costa Concordia na parte submersa do navio foi encerrada em definitivo nesta terça-feira em consequência da ameaça que representa para a segurança dos mergulhadores, anunciaram os bombeiros e a defesa civil da Itália.

"Suspendemos definitivamente as buscas submarinas dentro do navio", afirmou à AFP um porta-voz dos bombeiros.

Segundo a defesa civil, que informou a decisão às famílias e embaixadas envolvidas, não há mais condições de segurança para operar na parte submersa do cruzeiro.

AFP

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Porto de Santos recebe MSC Amonia e Costa Fortuna nesta terça




Os navios de passageiros MSC Armonia, da MSC Cruzeiros, e Costa Fortuna, da Costa Cruzeiros, atracam no Porto de Santos na manhã desta terça-feira, último dia do mês de janeiro.

O Fortuna parte do complexo santista às 18 horas desta terça e deve fazer sua primeira escala às 8 horas do dia seguinte, no Rio de Janeiro (RJ). No roteiro das 9 noites de cruzeiro também estão incluídas paradas em Buenos Aires, na Argentina, em Punta Del Este, no Uruguai, e em Porto Belo (SC).

Uruguai e Argentina também estão previstos no roteiro do Armonia. A primeira parada do cruzeiro de 9 noites será em Montevidéu, capital uruguaia. Depois, será a vez de Buenos Aires, Punta Del Este e São Franscisco do Sul (SC).

O retorno de ambas embarcações à Cidade será em 9 de fevereiro.

Cruceros Australis oferece novo roteiro na Patagônia


A Cruceros Australis oferece roteiros para quem quer passar o fim desta temporada na Patagônia. Durante o mês de abril a companhia, que organiza cruzeiros de expedição em locais como o Estreito de Magalhães, Canal Beagle e o mítico Cabo Horn, prepara rotas com saídas e chegadas no mesmo ponto: por Ushuaia (Argentina) ou em Punta Arenas (Chile).

Durante a navegação, que difere um pouco das rotas habituais da companhia, é possível conhecer de perto a Patagônia e a Terra do Fogo em uma oportunidade única com valores que correspondem a até 40% de desconto.

A bordo da embarcação Stella Australis, construída em 2010 com capacidade para 200 passageiros, as navegações funcionarão em sistema all inclusive. Todos os serviços, refeições, bebidas alcoólicas e não alcoólicas selecionadas, palestras e ainda passeios estão incluídos nas tarifas promocionais, que começam em US$ 759 por pessoa em acomodação dupla na categoria “A”. Diariamente haverá desembarques em fiordes, ilhas e geleiras com o acompanhamento de experientes guias poliglotas.

A novidade é que estes roteiros de três noites começarão e terminarão na mesma cidade, ao contrário do que acontece nos convencionais, que são entre Ushuaia e Punta Arenas ou vice-versa. No que será realizado no lado chileno, o embarque está previsto para o dia 7 de abril em Punta Arenas, com destino a locais como os glaciares Brookes, Águila e Condor, a Baía Ainsworth, com a maravilhosa floresta magalhânica, e a Ilha Marta, onde reside uma colônia de lobos marinhos.

Já a rota que começará na Argentina terá início no dia 12 em Ushuaia e prevê visitas ao Cabo Horn, última fronteira antes da Antarctica, à Baía Wulaia - lugar histórico onde desembarcou Charles Darwin- e aos glaciares Garibaldi e Pia.

Mais informações podem ser obtidas no site www.australis.com ou com as principais agências de viagens e operadores de turismo brasileiros

Mercado e Eventos

domingo, 29 de janeiro de 2012

Retirada do Costa Concordia do litoral levará de 7 a 10 meses

O responsável pela Defesa Civil italiana, Franco Gabrielli, estimou neste domingo que serão necessários de sete a dez meses para retirar o cruzeiro Costa Concordia da frente da ilha italiana de Giglio, na Toscana. A embarcação bateu contra rochedos e adernou em 13 de janeiro. A companhia holandesa Smit, que recuperou o submarino nuclear russo Kursk que foi a pique em agosto de 2000, é a encarregada de extrair o combustível do transatlântico e remover a embarcação do litoral.

Gabrielli explicou que levará dois meses para avaliar o que fazer com o cruzeiro, se será possível desmanchá-lo em frente à ilha de Giglio ou rebocá-lo inteiro para local mais seguro. Depois dessa análise, trabalha-se com a estimativa de sete a dez meses para a operação de retirada.

Sobre a movimentação do navio, que neste domingo ficou evidente, Gabrielli explicou que é normal, principalmente por causa da força do vento e das ondas, mas que todos os movimentos estão sendo monitorados. Segundo ele, a prioridade até então era a de "salvar vidas", mas que agora se trata de "evitar uma emergência ambiental".

Neste domingo, o mau tempo obrigou a suspender as tarefas de busca das 15 pessoas que ainda estão desaparecidas após o naufrágio. Os técnicos calcularam que nas últimas 6h o casco se movimentou 3,5 centímetros. Nos dias anteriores, o navio deslizou de 2 a 3 milímetros a cada hora. No sábado, o número de mortos do naufrágio do cruzeiro Costa Concordia subiu para 17, depois da localização do corpo da tripulante peruana Erika Soria Molina, de 26 anos.

Também pelo mau tempo está suspensa a operação de preparação para a extração das 2,3 mil toneladas de combustível presente nos tanques do cruzeiro. O porta-voz italiano da companhia holandesa Smit, Massimiliano Igueira, relatou no sábado em entrevista coletiva na ilha de Giglio que "as operações de extração do combustível não serão retomadas antes do meio da semana devido às condições meteorológicas ruins".

Terra

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Empresa anuncia indenização de 11 mil euros a passageiros

Os sobreviventes do cruzeiro Costa Concórdia, que naufragou em 13 de janeiro passado próximo à Ilha de Giglio, receberão cada um uma indenização de 11 mil euros (cerca de R$ 25,2 mil) mais os gastos, informou nesta sexta-feira (27) uma associação italiana de consumidores.

"O acordo diz respeito a 3.000 passageiros de 60 países, entre eles 900 italianos. Estimamos que 85% deles vão aderir ao acordo", afirmou um comunicado da ADOC, uma organização italiana de consumidores que integra o "Comitê de Náufragos do Concórdia", negociador do acordo com a empresa Costa Crociere.

Além da indenização de 11 mil euros por passageiros, incluindo as crianças que viajavam de graça, o acordo prevê o reembolso de 3.000 euros (cerca de R$ 6,9 mil) por pessoa para cobrir o preço da passagem do cruzeiro e os eventuais gastos de transporte ou médicos.

Os náufragos que ficaram feridos e as famílias dos passageiros que morreram não farão parte deste acordo, disse a associação.

O acidente deixou pelo menos 16 mortos.

Portal G1

Vision of the Seas chega ao Porto de Santos e desembarca 1.953 pessoas

O navio Vision of the Seas, da Royal Caribbean, atracou no Porto de Santos na manhã desta sexta-feira, e desembarcou 1.953 passageiros no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais. A embarcação possui 289 passageiros em trânsito e deve embarcar mais 1.950 pessoas. O navio deixa o cais santista às 17 horas.

O Vision of the Seas fará um cruzeiro de sete noites, com paradas em Búzios (RJ), Salvador (BA) e Ilha Bela (SP).

A Tribuna

Porto de Santos recebe quatro navios de passageiros neste sábado


Neste sábado, quatro navios de passageiros atracarão no Porto de Santos: MSC Orchestra, da MSC Cruzeiros; Costa Pacifica, da Costa Cruzeiros; Zenith e Soberano, ambos da Pullmantur.

Após deixar Santos, o MSC Orchestra deve fazer escalas em Búzios (RJ), Maceió (AL), Salvador e Ilhéus (BA), em um cruzeiro de sete noites. O Costa Pacifica também fará cruzeiro com a mesma duração, mas tem como destino Rio de Janeiro (RJ), Salvador, Ilhéus e Ilhabela (SP).

Assim como os outros navios que partem neste sábado de Santos, o cruzeiro de sete noites a bordo do Soberano inclui paradas no Rio de Janeiro, em Salvador e em Búzios.

O Zenith é o único do grupo a realizar cruzeiro de quatro noites, que tem no roteiro a praia privativa da Ilha de Jaguanum, além de Cabo Frio (RJ) e Búzios.

Texto e Imagem de A Tribuna

Afora combustíveis, Costa Concordia ameaça com poluentes químicos

Enquanto equipes trabalham para retirar 2.300 toneladas de combustível dos tanques do navio Costa Concordia, que naufragou próximo à ilha de Giglio, na Itália, milhares de litros de produtos como detergentes e inseticidas continuam no fundo do mar e ameaçam uma das áreas mais importantes Itália. O responsável da Defesa Civil italiana, Franco Gabrielli, informou nesta sexta-feira, com base em relatório enviado pela proprietária do transatlântico, a Costa Cruzeiros, a lista dos materiais que estão na embarcação. Além de toneladas de alimentos e bebidas, o navio abriga uma série de produtos poluentes e ninguém até o momento se preocupou em retirá-los do oceano.
O Costa Concordia esconde em seu interior mais de mil metros cúbicos de águas residuais, 50 litros de inseticida, 41 metros cúbicos de óleo, 600 quilos de gordura para as máquinas, 293 litros de tintas e mil litros de desinfetantes. Além disso, a embarcação abriga 400 litros de oxigênio, 5.120 de nitrogênio, 3.920 de anidrido carbônico e milhares de litros de detergentes, entre outras substâncias. A publicação da lista, segundo Gabrielli, "confirma o compromisso da companhia Costa Cruzeiros com o meio ambiente", mas gerou temores sobre a possibilidade de que esses produtos acabem no mar.

Os ecologistas advertem que o perigo não é só o vazamento de combustível, mas também o lançamento no oceano de alguns desses produtos, como detergentes. A área onde o cruzeiro encalhou, em 13 de janeiro, é uma área de proteção ambiental, com ricos fundos de coral e que serve como passagem de baleias.

Um funcionário de uma organização ambiental italiana, Angelo Gentili, reclamou que os esforços se concentraram na extração do combustível, mas não na recuperação de produtos como azeites, óleos, detergentes, tintas, lubrificantes e o resto do lixo do navio, que "já estão saindo da embarcação e contaminando as águas". "Os mergulhadores disseram que o casco do navio emana um forte odor, e que quando saem da água, precisam se limpar com desinfetantes", acrescentou Gentili.

A Agência Regional para a Proteção Ambiental da Toscana disse que detectou contaminação na água provocada por detergentes, mas que por enquanto esse índice ainda não é preocupante. No sábado, começará a retirada do combustível do cruzeiro. O naufrágio causou a morte de pelo menos 16 pessoas, e 22 ainda seguem desaparecidas. O responsável pela Defesa Civil disse que ainda não há data prevista para a retirada da embarcação do local.

Texto Terra

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Presidente da Costa Cruzeiros diz que capitão do Concórdia “enganou” empresa

O presidente da Companhia Costa Cruzeiros, Pier Luigi Foschi, responsável pelo navio Costa Concórdia que naufragou na costa da Itália há 13 dias, disse que o capitão da embarcação, Francesco Schettino, “enganou” a empresa ao prestar informações. Segundo ele, os dados preliminares de Schettino não permitiam à companhia observar a gravidade da catástrofe. O navio naufragou na costa da Toscana, no dia 13, com 4,5 mil pessoas a bordo – pelo menos 16 pessoas morreram e 16 estão desaparecidas.

O capitão do Costa Concórdia foi acusado de homicídios múltiplos e abandono de posto antes do fim da retirada dos passageiros e membros da tripulação. As operações de busca por desaparecidos e de retirada do combustível no navio Costa Concórdia foram retomadas nesta quinta-feira de manhã, depois de suspensas na última quarta devido ao mau tempo.

Foschi forneceu um levantamento detalhado dos diálogos de Schettino com Roberto Ferrarini, chefe da unidade de crise da Costa Cruzeiros, que faz parte da empresa americana Carnival Corp. O presidente da Costa Cruzeiros disse que Ferrarini recebeu a primeira ligação de Schettino às 21h57 (hora local), no dia 13 de janeiro, aproximadamente 10 minutos depois de o navio colidir com um rochedo.

“Schettino disse que tinha um grande problema a bordo. Ele disse a Ferrarini que tinha batido em uma rocha e que não tinha mais eletricidade no navio. O capitão disse que somente uma das câmaras de ar tinha sido inundada”, disse Foschi.

De acordo com o presidente da Companhia Costa Cruzeiros, em um segundo telefonema Schettino informou às 22h06 que uma segunda câmara estava cheia de água, mas que “a estabilidade do navio não estava em perigo”.

O comandante “estava muito calmo e disse que a situação estava sob controle”, completou Foschi. Mas, às 22h33, Schettino declarou que “o navio se inclinava cada vez mais” e às 22h35 ele disse a Ferrarini que o Concórdia seria abandonado. “Ferrarini disse ter ficado surpreso com a decisão de [Schettino] abandonar o navio”, disse Foschi.

Agência Brasil

Maceió receberá mais de 29 mil cruzeiristas só em fevereiro

Mais de 29 mil cruzeiristas dos 113 que contabilizam a temporada 2011/2012 passarão por Maceió no mês de fevereiro. Segundo os dados da empresa que opera os cruzeiros no Porto de Maceió, Irmãos Britto, a capital receberá 12 chegadas de navios. Dentre eles, estão: MSC Musica. MSC Orchestra, Grand Holiday, Crystal Synphony e o Splendour Of The Seas, da Royal Caribean.

O Splendour Of The Seas estará pela primeira vez em Alagoas e terá dois itinerários em Maceió, um agendado para o dia 15 de fevereiro e o outro para o dia 7 de março. Segundo informações da assessoria de comunicação da Royal Caribean, cada escala trará a Maceió 2.800 turistas.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a vinda do navio da Royal Caribean foi uma conquista da Setur-AL e da Semptur, que articularam o processo. Lembrou ainda que é a primeira vez que esse navio vem a Maceió.

“No Nordeste só passava por Salvador, agora também fazemos parte da rota”, destaca, vibrando. Outra boa notícia é que está sendo preparada uma melhor estrutura em parceira com o Porto de Maceió para receber os turistas.

Datas – Maceio receberá navios nos dias: 01, 07, 14, 15, 16, 21, 22 e 28 de fevereiro.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

No dia em que completa 466 anos, Santos recebe dois navios de passageiros

Os navios Costa Victoria, da Costa Cruzeiros, e Grand Mistral, da Ibero Cruzeiros, chegam ao Porto de Santos nesta quinta-feira, data do aniversário de 466 anos da Cidade. A atracação de ambas embarcações está prevista para as 8 da manhã.

O italiano Costa Victoria fará um cruzeiro de oito noites, com paradas no Rio de Janeiro (RJ), Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, e Porto Belo (SC).

Com escalas previstas em Buenos Aires, Punta Del Este, no Uruguai, e Porto Belo, o Grand Mistral também fará um cruzeiro de oito noites.

Texto A Tribuna

Mais de cinco mil cruzeiristas recebem orientação sobre o Turismo Legal em AL

Dois cruzeiros atracaram no Porto de Maceió nesta terça-feira: o Grand Holiday e o MSC Orchestra, trazendo mais de cinco mil turistas para a capital alagoana. Esses turistas foram orientados pelas equipes da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas e do Procon-AL sobre a pirataria no setor turístico.

Nas dicas dadas pelos órgãos de governo estadual, os tópicos atentam para que o turista se informe sobre o cadastramento das empresas no Ministério do Turismo através do Cadastur, assim, não haverá constrangimento na compra de serviços.

Outra dica é que ao comprar excursões e passeios turísticos, o consumidor deve exigir o acompanhamento do profissional guia de turismo, que deverá portar o crachá de identificação com a chancela do MTur. Segundo o técnico da Setur-AL, Valdiron Lira, muitos turistas se interessam pela ação, perguntam e tiram dúvidas. “Essa ação é muito importante”, afirma.

O presidente do Singtur-AL (Sindicado dos Guias Turísticos de Alagoas), Henrique Dantas assegurou que : “Essa ação serve para mobilizar o turista, para que ele saiba que o Estado de Alagoas se preocupa além das belezas naturais, se preocupa com o bem estar, quando por exemplo, ele compra um pacote turístico”. E ressaltou: Essa ação é pioneira, somos o primeiro estado”.

A equipe do Procon-AL distribuiu materiais educativos sobre os direitos dos consumidor, explicando os procedimentos em bares, restaurantes e em estabelecimentos turísticos, além de prestar atendimentos.

E a setur-AL disponibilizou o manual Viaje Legal, com informações que vão desde os prestadores de serviços até a compra de pacotes aéreos. Além do folder “Em Alagoas o Turismo é Legal”, feito em parceria entre o Procon-AL, a Setur-AL e o Singtur-AL.

Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a ação garante ao turista que o estado está preocupado com os produtos e serviços adquiridos por eles na viagem. “Queremos mostrar que o turismo na legalidade não causa aborrecimento e estamos dando dicas de como podem se prevenir contra os piratas”, disse.

A próxima ação será na praia de Ponta Verde, na próxima sexta-feira.

Zenith retorna ao Porto de Santos nesta quarta

O navio Zenith, da Pullmantur, atracou no Porto de Santos nesta quarta-feira, e desembarcou 1.803 passageiros no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais. A embarcação possui um passageiro em trânsito e deve embarcar mais 1.800 pessoas. O navio deixa o cais santista às 17 horas.

O Zenith fará um minicruzeiro de três noites, com paradas em Búzios (RJ) e na praia privativa de Jaguanum, localizada entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.



Texto e Imagem A Tribuna

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mais de três mil turistas desembarcaram na segunda-feira no Porto de Salvador

Um grupo de mais de três mil turistas desembarcou na última segunda-feira, no Porto de Salvador. Os visitantes, que partiram das cidades de Ilhéus e do Rio de Janeiro, a bordo dos navios Grand Holiday e Grand Mistral, vieram conhecer as belezas da capital baiana, além de se deliciar com a culinária local.

E é este o desejo de Taiana Kreischer, de 19 anos, de Cuiabá (MT). Pela primeira vez na capital baiana, a estudante, que integra um grupo de 44 pessoas, todas de Cuiabá, revelou estar ansiosa para conhecer os pontos turísticos da cidade. “Quero conhecer a praia do Porto da Barra e comer um acarajé com camarão”, comentou a jovem que também conheceu Ilhéus e ficou encantada a beleza do lugar.

Visitar os pontos turísticos de Salvador também é o objetivo de Artur Augusto, de 45 anos, que está no Cruzeiro com a esposa e os dois filhos. A família carioca, que pela primeira vez visita a cidade, pretende conhecer o Centro Histórico e as praias da capital baiana. “Vamos conhecer o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, o Pelourinho e queremos ir à praia do Porto da Barra”, disse Artur.

Fluxo - Nos meses de janeiro e fevereiro, a média será de um navio por dia no Porto de Salvador. Na semana do Carnaval, serão 12 embarcações com mais de 26 mil passageiros. Destaque para a segunda e terça-feira de folia, quando haverá quatro desembarques a cada dia.

Até março, cerca de 260 mil passageiros devem desembarcar no Porto de Salvador e 117 mil vão descer em Ilhéus, num total de 377 mil turistas vindos de transatlânticos.

Grupo mexicano trará dois navios para Santos na Copa do Mundo

O Porto de Santos deverá receber dois navios de cruzeiro, pelo menos, durante a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. É o que garante o presidente do grupo mexicano Mundomex, Luis Quintero, que esteve na Cidade no ano passado para conhecer a infraestrutura portuária e alguns pontos turísticos da região. A empresa é credenciada pela Fifa para vender pacotes turísticos para o maior evento esportivo do mundo.

De acordo com Quintero, que esteve em Santos acompanhado do coordenador de convenções do Mundomex, Rafael Nosti, os navios já foram reservados para hospedar os cerca de 15 mil mexicanos que deverão vir ao Brasil para assistir as partidas do campeonato. Além disso, também estão garantidos 86 voos charter (fretados). O projeto inicial é que os turistas cheguem de avião.

As informações foram reveladas a empresários da região e confirmadas, por e-mail, para A Tribuna. Os nomes dos navios que irão navegar pela costa brasileira em meados de 2014 ainda não foram definidos.

Entretanto, já foram cogitadas duas embarcações, o Grandeur of the Seas, da Royal Caribbean, e o MSC Musica, da MSC Cruzeiros. Segundo Quintero, a expectativa é que o contrato com as operadoras seja assinado nesta semana. Ele afirmou ainda que apenas uma das embarcações ficará no Brasil durante toda a Copa.

A previsão é que os navios façam escalas em Santos, Rio de Janeiro, Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). Mas os embarques e desembarques deverão ocorrer apenas no complexo santista, no Rio e em Recife.

Os roteiros vão ser definidos com base no sorteio das chaves da competição, que vai apontar os locais e horários das partidas da seleção do México. Por enquanto, foi mencionado somente que as viagens vão durar de cinco a 20 dias.

A visita dos mexicanos a Santos e a outras cidades do País foi preponderante para que decidissem trazer os navios e os turistas ao Brasil, durante a Copa. Eles ficaram surpresos com a estrutura que encontraram, sobretudo, no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no Porto de Santos.

“Mostramos as instalações, a estrutura, o funcionamento, e também falamos sobre o projeto de alinhamento do Cais de Outeirinhos (que permitirá a atracação de até seis navios em frente ao terminal). Eles disseram que não tinham ideia de que havia uma estrutura como essa por aqui”, destacou o diretor do terminal, Flavio Brancato.

Conforme explicou Brancato, a ideia do Mundomex é que os navios façam algumas viagens pela costa brasileira, mas também fiquem estacionados em Santos, operando como hotéis flutuantes. “Nesse caso, o terminal funcionará como na temporada. Talvez, tenhamos apenas que disponibilizar um trabalho 24 horas, já que o hóspede pode querer sair de madrugada. Mas isso, com certeza, não é um problema”, afirmou o diretor, ressaltando a questão da segurança. “Todos terão que se preparar para isso, inclusive a Cidade”.

Satisfeito, Flávio Brancato acredita que a vinda de embarcações durante a Copa pode funcionar como um teste, já que sempre foi discutida a ideia de o Brasil receber navios de cruzeiro o ano inteiro, não apenas no verão. “Esse projeto dos mexicanos pode ser estendido a qualquer um”.

Além do terminal, os empresários estiveram no Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, na Vila Belmiro, na sede da Secretaria de Turismo (Setur) e na orla da praia. “Eles ficaram surpresos com a Cidade. Destacaram a beleza e, principalmente, a proximidade com São Paulo”, disse o presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Luiz Dias Guimarães, que recebeu os mexicanos na Setur.

Pacotes

O lançamento dos pacotes de cruzeiros para a Copa de 2014 está marcado para a próxima quinta-feira, no México. “Fomos convidados para participar do evento, que terá 1.500 pessoas. Vamos ficar lá de 24 (hoje) a 28 (sábado) deste mês. O Bureau terá um stand de 24 metros quadrados para mostrar Santos aos mexicanos”, explicou Guimarães, que aproveitará para se reunir com dirigentes da Federação Mexicana de Futebol.

“O objetivo é convidá-los para conhecer Santos. Queremos que fiquem aqui como cidade-base. O México é um dos países cujos torcedores mais viajam, durante a realização dos jogos. E os 15 mil mexicanos vão querer ficar próximos dos jogadores”, destacou o presidente do Bureau.

Operadoras

Apesar dos detalhes divulgados pelo Mundomex, as operadoras de cruzeiro brasileiras não confirmaram a presença das embarcações para abrigar os torcedores. Elas reiteraram que ainda não existe nada oficial para a Copa.

O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Ricardo Amaral, destacou que, por enquanto, não há nada firmado com nenhuma companhia.

Não é de hoje que é discutida a possibilidade de as embarcações serem utilizadas como hotéis pelos turistas que vierem acompanhar os jogos no Brasil. O projeto, porém, não havia saído do papel. A Abremar sempre afirmou que as operadoras não tinham demonstrado interesse em trazer seus navios, devido aos custos e à alta temporada na Europa.

Lyne Santos

Começa operação para retirada de combustível do cruzeiro naufragado


As operações para permitir que, nos próximos dias, comece a retirada do combustível do cruzeiro Costa Concordia começaram na manhã desta terça-feira.

O pessoal técnico da empresa holandesa Smit Salvage, encarregada de bombear o combustível, vai examinar todas as opções para extrair da maneira mais segura as quase 2.400 toneladas de combustível que estão nos 23 tanques do navio, acidentado em 13 de janeiro.

"As operações preliminares começam agora. Isso significa que os mergulhadores da empresa farão suas próprias operações submarinas, o que provavelmente tomará dois dias", disse o engenheiro Claudio Chiavacci.

Paralelamente aos preparativos para o bombeamento, vão continuar as operações de buscas dos cerca de 20 desaparecidos no naufrágio, que já teve 15 mortos confirmados até agora.

Na segunda-feira, a Guarda Costeira da Itália divulgou um vídeo feito por mergulhadores que mostra o que teria sido o primeiro ponto de impacto entre uma rocha e o cruzeiro Costa Concordia.

G1

Número de mortos em naufrágio de cruzeiro na costa da Itália sobe a 16

As equipes de resgate encontraram nesta terça-feira (24) mais um corpo de uma vítima do naufrágio do Costa Concordia, encalhado em frente à Ilha de Giglio, no Mar Tirreno, elevando o número de mortos no acidente para 16, informou a Defesa Civil da Itália
.
Os bombeiros recuperaram o corpo de uma pessoa no interior da ponte número 3 do barco, informou a corporação em um comunicado. Ainda há pelo menos 16 desaparecidos após o acidente, ocorrido na noite de 13 de janeiro.

Na segunda-feira, as equipes de resgate encontraram dois corpos, de duas mulheres, na ponte número 4.

Até agora, apenas oito corpos foram identificados (um espanhol, um italiano, um alemão, um húngaro e quatro franceses). Entre os desaparecidos, há vários alemães, um casal de franceses, dois aposentados americanos e uma menina italiana.

Combustível

As operações para permitir que, nos próximos dias, comece a retirada do combustível do cruzeiro começaram na manhã desta terça.

O pessoal técnico da empresa holandesa Smit Salvage, encarregada de bombear o combustível, vai examinar todas as opções para extrair da maneira mais segura as quase 2.400 toneladas de combustível que estão nos 23 tanques do navio.

"As operações preliminares começam agora. Isso significa que os mergulhadores da empresa farão suas próprias operações submarinas, o que provavelmente tomará dois dias", disse o engenheiro Claudio Chiavacci.

A Smit trouxe uma barcaça com equipamento para retirar o combustível, enquanto os mergulhadores instalam tanques externos que servirão para carregar o diesel que precisa ser bombeados do Concordia.

Paralelamente aos preparativos para o bombeamento, vão continuar as operações de buscas dos desaparecidos.

Fonte: G1

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Angra dos Reis terá visita de 67 transatlânticos nesta temporada

temporada 2011/2012 de transatlânticos promete em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A previsão é de que a economia local receba uma injeção de mais de R$ 1,5 milhão com as visitas, já que são esperados 67 cruzeiros no município, com 59 paradas na Vila do Abraão, na Ilha Grande, e oito no centro da cidade.

De acordo com prefeitura, nesta temporada só será permitida a parada de um transatlântico por vez, evitando com isso a aglomeração de turistas na orla, tornando a visita mais agradável ao município.

A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) realizaa um receptivo com seus patrulheiros do turismo, promovendo a distribuição de folhetos com informações sobre os atrativos da cidade e as opções de lazer disponíveis.

Fonte: DIÁRIO DO TURISMO

Cruzeiro do Roupa Nova já tem 70% das cabines vendidas




Para comemorar os 30 anos ininterruptos de careira, o Roupa Nova será pela primeira vez protagonista de um cruzeiro marítimo temático. De acordo com Rogério Frizzi, presidente do Grupo Terramar, operadora responsável pelo fretamento do navio, 70% das cabines já foram comercializadas. O roteiro acontece entre os dias 24 e 27 de março no MSC Armonia.

Para que o navio esteja com 100% de ocupação o mais breve possível, Frizzo aposta na parceria com as agências de viagens. Segundo ele, 50% das vendas dos dois roteiros oferecidos pela operadora são feitas por este canal. “A cada 20 cabines vendidas pelo agente, ele tem uma free. Além disso, o comissionamento é de 12%, revelou.

Além do cruzeiro do Roupa Nova, a Terramar promove o Cruzeiro do Agnaldo Rayol, que também já tem 70% de ocupação garantida. Frizzo ressaltou que a escolha dos artistas é a chave deste sucesso de vendas. “Este será um cruzeiro com boa música e boa companhia. Pelo perfil do público do Roupa Nova, teremos muitas famílias a bordo”, acredita Frizzo. “Este é o grande diferencial dos nossos temáticos. Não buscamos artistas que estão no seu auge, mas apostamos na segmentação do público. Por isso estamos trazendo artistas de qualidade”, completou.

A operadora já faz planos para a temporada 2012/2013, quando pretende fretar três navios. Frizzo não confirma as presenças do Roupa Nova e de Agnaldo Rayol, mas garante que o perfil será o mesmo, um voltado para a família e outro para a terceira idade. O terceiro fretamento terá como alvo o público infantil.

Roupa Nova - Embora o show que será apresentado a bordo seja o mesmo que a banda tem feito nas últimas apresentações, que comemoram os 30 anos do grupo, os fãs do Roupa Nova terão uma série de surpresas durante o roteiro. Quem garante é o guitarrista Kiko, que também confirmou a gravação de um documentário durante o cruzeiro. “Faremos oito números acústicos nas áreas externas do navio”, revelou.

Kiko disse ainda que mesmo com um palco reduzido em relação às grandes casas de show, a banda não abriu mão da qualidade de som e de luz. “Não fazemos nada pequeno. Teremos os mesmos equipamentos e qualidade que temos nos nossos shows”, afirmou. “Nunca fizemos isso antes, vamos aprender e se for bom, com certeza faremos outras vezes”, completou o baixista Nando.
Fonte: MERCADO E EVENTOS

Equipes de resgate tentam chegar a restaurantes da embarcação

Membros das equipes de resgate abriram uma nova passagem nesta segunda-feira com explosivos para poder chegar à ponte onde estão localizados os restaurantes do Costa Concordia com a esperança de encontrar os corpos de alguns dos 20 desaparecidos.

Os mergulhadores da Marinha italiana abriram um grande buraco entre as pontes 4 e 5, perto da região dos restaurantes e do acesso aos botes salva-vidas, constataram os jornalistas no local.

As buscas na embarcação, realizadas em condições muito difíceis, segundo os mergulhadores, avançam lentamente devido ao tamanho do navio, do comprimento de três estádios de futebol e da altura de um edifício de 20 andares.

Ao mesmo tempo, um comitê de especialistas deveria tomar a decisão nesta segunda-feira sobre o início do bombeamento das 2.380 toneladas de combustível contidas nos tanques do barco.

"Hoje será decisivo, seguramos nossa respiração para ver se será possível começar o bombeamento sem deter a busca das pessoas desaparecidas", indicou à AFP o prefeito de Giglio, Sergio Ortelli.

Segundo os socorristas, a chance de encontrar sobreviventes é mínima, dez dias depois da catástrofe. Um navio oceanográfico com câmeras de alta definição deve chegar em breve para explorar o fundo do mar em busca de corpos eventualmente bloqueados embaixo do Costa Concordia, de 114.500 toneladas.

O registro provisório é de 13 mortos. Na tarde de domingo o corpo de uma mulher foi encontrado na parte submersa.
Paralelamente, continua a investigação para determinar a responsabilidade exata do capitão do navio, Francesco Schettino, no acidente.
Pouco antes de ser detido após o naufrágio, o capitão teria se reunido em seu hotel com uma "elegante loira" a quem teria entregado seu computador pessoal. Segundo a imprensa italiana, seria uma advogada vinculada à empresa proprietária do navio, Costa Crociere, mas a companhia desmentiu "categoricamente" ter recebido "algo de Schettino" depois do acidente.

Por sua vez, a rapidez do capitão no momento do acidente continua suscitando perguntas. Quando o barco gigante se chocou com um recife, o que provocou o naufrágio, estava na ponte com várias pessoas que não deveriam estar ali, segundo a imprensa, como o maitre Antonello Tievoli, que queria mostrar a ilha da qual é oriundo.

O pequeno grupo teria trocado piadas, o que teria impedido o capitão de se concentrar quando o navio ia muito rápido (15 nós). Depois, quando a gravidade do acidente era evidente, Schettino teria se retirado brevemente ao seu camarote.

A imprensa italiana também insistia no fato de que a saudação do barco à costa teria sido prevista e autorizada pela Costa Crociere antes da partida da embarcação de Civitavecchia, o que a companhia nega desde o início.

Outro mistério é que o comissário do governo para a catástrofe, Franco Gabrielli, disse temer que a lista de desaparecidos seja maior. Gabrielli citou o caso de uma húngara, reivindicada por sua família, que estaria a bordo do navio convidada por um membro da tripulação, mas que não havia sido registrada.

Para Gabrielli, "poderia haver, em teoria, uma quantidade X de pessoas a bordo do navio e que não seriam reivindicadas porque eram clandestinas".

Mas, segundo Manrico Giampedroni, que estava a cargo da segurança do "Concordia", é "impossível", já que "Costa é uma empresa séria".

Dos 13 corpos encontrados, apenas 8 foram identificados. Cerca de 20 pessoas ainda estão desaparecidas.

AFP

Resseguradora alemã perde 30 milhões de euros com naufrágio

A resseguradora alemã Hannover Re anunciou nesta segunda-feira (23) que o naufrágio do cruzeiro Costa Concordia custará à empresa pelo menos 30 milhões de euros.

"É muito difícil no momento avaliar as reivindicações", explicou a terceira seguradora mundial em um comunicado. Segundo a empresa, uma fatura milionária pode ser o resultado deste naufrágio para o setor, o que, consequentemente, provocará perdas de cerca de 30 milhões de euros.
Na semana passada, a Hannover Re se referiu a uma conta de pelo menos 10 milhões de euros, enquanto sua concorrente alemã Munich Re falou de 50 milhões de euros.

Uma companhia de seguros interrogada pela France Presse havia informado que o Costa Concordia, cujo naufrágio deixou 13 mortos e 21 desaparecidos, estava segurado em 395 milhões de euros, o maior montante já conhecido de um acidente marítimo.

Três tipos de seguros podem ser aplicados para este acidente: o seguro do próprio barco (corpo marítimo), o seguro de responsabilidade civil e a apólice assinada para as mercadorias transportadas.

AFP

Simulador mostra o que pode ter ocorrido em naufrágio de cruzeiro

Um dos simuladores mais modernos da Europa, que ensina candidatos a comandar grandes embarcações, ajuda a tentar entender o que aconteceu no Costa Concordia, que encalhou e afundou perto da ilha Giglio, na Toscana. O navio transportava 4.200 passageiros e 13 pessoas morreram.

Sven Dreessen, capitão e diretor da escola, diz que na hora do impacto o capitão não sabia o que tinha acontecido, o tamanho dos danos, quanta água estava entrando a bordo e quantos compartimentos foram afetados. “Ele precisa logo falar com outras pessoas da tripulação para ter a noção exata do problema”, explica.

Ainda sem as informações precisas, ele deve acionar o alarme para que os tripulantes possam se dirigir aos seus postos caso seja necessário abandonar o navio, afirma o diretor da escola. “Tudo isso não deve demorar mais do que cinco ou dez minutos”, conta.

Conduzindo uma simulação, o capitão Dreessen diz que, quando o barco está muito próximo da ilha, não se usa o piloto automático. Segundo ele, o leme e o volante podem ajudar o capitão na hora de um acidente. Além disso, telas de um radar e de uma carta náutica (um mapa) mostram se ele atingiu outra embarcação ou se foi uma pedra submersa.

Dreessen conta que um rombo de mais 50 metros permite que a água entre em velocidades de até 10 mil litros cúbidos por segundo e, a cada minuto, a situação fica cada vez pior. O navio atesta a gravidade da situação ao ficar sem luz.

Um casal paulista estava com o filho de 11 anos na embarcação relata o que passou durante a colisão. A família estava jantando e diz que “foi como se o capitão tivesse passando numa lombada e depois deu uma parada brusca”. Depois disso, pratos, copos e garrafas foram ao chão.

O garoto lembra que sentiu o movimento do navio no caminho até o banheiro. “Eu sai correndo, tropecei no meu próprio tênis e cai no chão. Quando eu cheguei na mesa, tudo virou. Pensei que era um tsumani”, diz o menino.

De dentro da embarcação, os passageiros ouviam mensagens de que se tratava apenas de um problema elétrico, que estava sendo resolvido. Mas o navio começou a se inclinar e o medo tomou conta do navio.

O capitão Dreessen explica que, com a sala de máquinas já alagada, o capitão só tinha mais um recurso: soltar uma das âncoras e forçar uma parada.

Quase 70 minutos depois da colisão, finalmente o alarme para abandonar o navio soava.

G1

Capitão culpa empresa dona do navio por aproximação à costa

A vida ainda não voltou à normalidade na pequena vila de Giglio. O navio afundado é uma imagem que amedronta e incomoda. Durante o inverno, menos de mil habitantes vivem na Ilha do Giglio. Depois do acidente, o prefeito convocou mais de 500 pessoas para voltar e receber as equipes de resgate.

Justamente na Ilha do Giglio ouvem-se os depoimentos mais solidários ao capitão Francesco Schettino. O velho marinheiro reconhece que o comandante errou, mas diz que com sua manobra salvou a maioria dos passageiros, trazendo o navio próximo à ilha.

Silio Matera, que passou a vida viajando com os petroleiros, admitiu que os navios de passageiros passavam sempre muito perto da Ilha do Giglio, mas nunca como desta vez. Para quem procura um irmão desaparecido, como o indiano Kevin Rebelo, é difícil aceitar a definição de erro humano.

“É um comandante playboy, que só quer se divertir. Ele abusou do poder. Com seu pequeno erro, pôs em perigo a vida de tantas pessoas. E agora ele está em casa, tranquilo. Ele devia estar na cadeia”, protestou o indiano Kevin Rebelo.

Quanto foi interrogado, Francesco Schettino disse que enquanto o navio afundava, ele pedia para o administrador da Costa Cruzeiro que mandasse um rebocador e telefonasse para a capitania dos portos. Schettino disse também que era a própria operadora do navio que pedia aos comandantes que se aproximassem das ilhas.
Para muitos, o capitão Francesco Schettino tornou-se o símbolo de uma Itália que os italianos querem esquecer. O capitão, de 52 anos, antes era considerado um “bravo” comandante.

Em imagens exclusivas, Francesco Schettino aparece sorridente no próprio Costa Concordia, em uma viagem em setembro de 2011. Ele apresenta sua tripulação aos passageiros em vários idiomas. Em outro vídeo, ele celebra uma renovação de votos de casamento de vários casais a bordo do transatlântico.

O marinheiro que fez carreira na empresa tem sangue azul. A mãe pertence a uma família nobre de Sorrento, Cafiero. Ele é casado e tem uma filha de 15 anos. Na sua cidade, Metta di Sorrento, os vizinhos chegaram a se manifestar para apoiá-lo. A faixa pedia: “Comandante, não desista”.

A investigação depende agora da localização da caixa preta com os dados de navegação. A polícia procura também uma mulher a quem o capitão teria entregado o laptop dele ao abandonar o navio. Os promotores acreditam que o computador pode conter informações essenciais para o inquérito.

A imagem da tragédia ali tão próxima do litoral acabou virando atração turística. Moradores das ilhas vizinhas lotam barcos para a Ilha de Giglio. A placa avisa que já não tem mais lugar para passageiro nem pra carro. Mesmo assim, eles enfrentam fila no porto. Tiram fotos e mal acreditam que o naufrágio aconteceu tão perto de casa.

G1

domingo, 22 de janeiro de 2012

Mais um corpo é encontrado em navio naufragado

Equipes de resgate encontraram o corpo de uma mulher na parte submersa do navio Costa Concordia, anunciaram autoridades italianas neste domingo, elevando para 13 o número de mortos confirmados no acidente. "Mergulhadores encontraram outro corpo no deck 7, em uma área com cerca de 10 metros de profundidade", declarou um porta-voz da Autoridade de Proteção Civil.

Ele disse que o corpo foi encontrado por volta das 12h20 no horário de Brasília e que as operações de resgate estavam em andamento.

O navio, que transportava mais de 4.200 passageiros e membros da equipe, encalhou e afundou perto da ilha Giglio, na Toscana, enquanto o jantar era servido. No momento, ele permanece deitado de lado sobre uma saliência submarina, meio submergido e ameaçando escorregar para águas mais profundas.

Vinte pessoas ainda estão desaparecidas.
Procuradores afirmaram que Schettino conduziu o navio a 150 metros da ilha Giglio para realizar uma manobra conhecida como "saudação" -um cumprimento às pessoas da ilha. Ele admitiu ter chegado muito perto da costa, mas negou deter toda a responsabilidade, afirmando que outros fatores podem estar envolvidos.

Segundo transcrições publicadas pela imprensa italiana de seu interrogatório por procuradores, ele disse que imediatamente após atingir a pedra enviou dois funcionários para a sala de máquinas com o objetivo de checar o estado do navio.

Assim que percebeu a escala dos danos, ele telefonou para Roberto Ferrarini, diretor de operações da Costa Cruises.

"Eu disse a ele: me envolvi em uma confusão, houve contato com o fundo do mar. Estou dizendo a verdade, passamos sob Gigio e houve um impacto", disse Schettino. "Não consigo me lembrar de quantas vezes liguei para ele na hora e nos quinze minutos seguintes. Em todo caso, estou certo de que informei Ferrarini sobre tudo em tempo real", disse, acrescentando que pediu à companhia para enviar rebocadores e helicópteros.

O presidente-executivo da Costa Cruises, Pier Luigi Foschi, afirmou que Schettino demorou para emitir o alerta SOS e ordens de evacuação, além de ter dado informações falsas para a companhia.

G1

Dona do navio Costa Concordia quer oferecer desconto a sobreviventes

A Costa Cruises, empresa responsável pelo Costa Concordia, navio que naufragou na Itália deixando 12 mortos e 20 desaparecidos, está oferecendo aos sobreviventes do acidente um desconto de 30% para futuras viagens em seus cruzeiros, de acordo com o Telegraph.

A notícia foi divulgada poucos dias após a Carnival, empresa relacionada à Costa Cruises, ter feito telefonemas diários aos sobreviventes questionando se eles estavam tendo problemas para dormirr ou se sofriam com pesadelos por conta do trauma.

Ao Telegraph, um britânico que estava no Costa Concordia afirmou que a oferta da empresa é "ridícula" e um "insulto". "Estou muito desapontado", disse Brian Page, de 63 anos. A Costa Cruises também enviou cartas aos sobreviventes detalhando como resgatar objetos perdidos e oferecendo reembolso do valor da viagem.

Os advogados dos passageiros que sobreviveram planejam processar a empresa, em uma ação conjunta que já conta com mais de 100 pessoas, que pedem uma compensação com valores que variam entre 100 mil e 1 milhão de libras.

Um porta-voz da Costa Cruises disse que a "empresa está tentando fazer o possível pelos passageiros que foram diretamente afetados. Está não apenas pretendendo reembolsar a todos, mas também oferecer 30% de desconto em futuros cruzeiros, caso eles queiram permanecer leais à empresa".

G1

Hoje o blog Cruzeiros Brasil e Mundo completa 1000 visualizações


Hoje Domingo (22) o Blog completo mais de Mil visualizações em apenas 2 meses de existencia.
Eu Luis Carlos queria agradecer a todos colaboradores que ajudam meu Blog a crescer a cada dia. O Blog Grande como il Mare do nosso amigo Igor Welster e a todos que visitam diariamente o meu blog e ajudando ele a crescer a cada dia mais.
O dia que estivemos o maior fluxo de visita foi na Segunda feira quando meu Blog atigiu a 85 visualizações, quando postamos noticias relacionadas a tragedia com um dos maiores navio de cruzeiro do mundo o Costa Concordia.
Obrigado e todos.

Texto de Luis Carlos

sábado, 21 de janeiro de 2012

Star Princess - 21/01/2012



Vídeo de Igor Welster

Empresa vende passagens do Costa Concordia 2 dias após naufrágio

Passagens para um cruzeiro previsto para abril no navio Costa Concórdia ainda eram vendidas no site da companhia no domingo passado, dois dias depois do naufrágio, informou neste sábado Simon Calder, especialista em transportes do jornal The Independent falando à BBC.
O jornalista visitou o site da companhia no domingo seguinte ao acidente - ocorrido na noite de sexta para sábado - em busca de informações sobre os passageiros que haviam comprado um cruzeiro no barco naufragado. Não encontrou informações sobre uma eventual devolução ou mudança, mas ficou impressionado ao ver uma promoção mostrando as maravilhas de uma viagem no Costa Concórdia em abril.

"Eu disse: vamos verificar isso, porque era óbvio que não podiam continuar vendendo passagens", contou à BBC. "Eles me venderam a passagem, pegaram meu dinheiro e, na segunda-feira, enviaram uma confirmação com o mapa do percurso e, inclusive, o número da cabine no barco", acrescentou.

"É incrível que uma companhia possa fazer isso, levando em conta que o barco estava totalmente danificado", afirmou ainda. A companhia Costa Cruises não pôde ser contatada pela AFP para comentar a notícia.

Terra

Desrespeito a regras é muito comum, afirma ex-tripulante

O fato de comandantes de navios de cruzeiro desrespeitarem as regras e mudarem a rota das embarcações, a fim de navegar perto de encostas para homenagear familiares, amigos ou até mesmo pessoas a bordo, como fez o capitão do Costa Concordia, Francesco Schettino, é mais comum do que se pensa. A informação é do diretor da Fatto Brazil, Fabricio Britto, que trabalhou como tripulante em embarcações de passageiros durante 10 anos. Atualmente, ele oferece cursos de qualificação profissional para quem deseja ingressar nesse mercado.

“Eu já trabalhei em várias companhias e sei que alguns comandantes, por gracinha, querem passar perto a encostas porque as famílias deles ou de pessoas próximas a eles vivem nesses locais. Isso sempre foi feito”, afirma Britto, que começou sua carreira em 2000.

Com base em sua experiência, ele diz que não ficou surpreso ao ver as notícias de que Schettino se aproximou da Ilha de Giglio (na Itália), onde aconteceu o naufrágio, apenas para brincar com o chefe dos garçons do cruzeiro, Antonello Tivoli. Segundo o noticiado, Tivoli nasceu na região e estava em sua última viagem antes das férias.

“Eu não duvido que ele tenha feito isso porque tinha uns amigos lá, pois já vivi essa experiência em um emprego e a gente sabia do risco que corria. Na Costa de Sorrento (Itália), os navios passam muito próximos, apesar de existir essa regra de eles terem de ficar a (pelo menos) nove quilômetros de distância da costa”, destaca o diretor da Fatto, lembrando que a população local costuma saber que a embarcação passará por seu município.



“Eles desrespeitam as regras só para passar próximo da cidade. Já existe um acordo que é feito com a comunidade. Eles sabem que o navio vai passar em tal lugar, bem pertinho”,completou.

Britto se recorda de ter presenciado uma cena parecida no Brasil, quando estava na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.“Eu vi o Island Escape passando muito próximo (da praia) e logo imaginei que o navio não deveria estar dentro dos padrões”. Nesse caso, não há como afirmar se a aproximação do navio foi uma decisão do comandante.

Apesar das declarações, o empresário caracteriza o naufrágio do Costa Concordia como um acidente ou mesmo uma falta de esperteza do oficial. “Tem comandante que é mais esperto, usa tecnologia. Ele realmente foi muito desafortunado nessa manobra, nesse caminho que ele fez”.

Para o ex-tripulante, a única surpresa foi o fato de o comandante ter sido um dos primeiros adeixar o Concordia, antes mesmo de todos os passageiros terem sido socorridos.“Essa (tese) de o comandante ter chegado em terra antes de todo mundo não é uma atitude da Costa (Cruzeiros). A empresa sempre foi muito séria, rigorosa. Foi um acidente muito triste".

Navio Costa Concordia pode ser resgatado e voltar a operar, dizem especialistas

O navio de cruzeiro Costa Concordia, que naufragou na ilha italiana de Giglio na sexta-feira (13) e vale US$ 450 milhões (R$ 800 milhões), pode ser recuperado e voltar a operar, afirmam especialistas ouvidos pela reportagem do UOL.
“A empresa responsável pela remoção pode optar por colocar bolsas de ar na parte interna do navio ou na lateral para devolver a flutuabilidade para a embarcação. O local para a colocação dessas bolsas precisa ser bem estudado e, assim, será possível desinclinar o navio para removê-lo”, disse o professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli-USP, Kazuo Nishimoto.
O professor de engenharia oceânica Marcelo Neves, da Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro, colocou a retirada do combustível como a mais urgente. “Como a viagem estava apenas começando, o navio está com todos os seus reservatórios cheios. A extração do combustível precisa ser muito bem planejada para que não haja dano ambiental”, afirmou Neves.

“O endireitamento do navio já pode evitar o vazamento de combustível e um desastre ambiental maior. O fato de não ter ocorrido avaria nos compartimentos de combustível é positivo”, afirmou Nishimoto. “O que parece estar ocorrendo é que a empresa ainda não decidiu um plano para realizar a desinclinação, então, decidiram primeiro retirar o combustível. Para ganharem tempo e analisarem melhor como o navio será retirado de lá”, completou.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a empresa holandesa Smit Salvage, com base em Roterdã, ainda não ganhou o contrato para resgatar o navio. Mas deve iniciar em breve a remoção total das 2.380 toneladas de combustível. Em entrevista para a TV "SkyTg24", Max Iguera, da companhia Cambiasso Risso e representante da empresa holandesa na Itália, afirmou que os trabalhos precisam começar nos próximos dias.
Segundo o professor Marcelo Neves, a retirada do combustível deve facilitar a remoção da embarcação. “Com a retirada do combustível, ele ficará mais leve e isso deve ajudar a retirá-lo da área. Enquanto ele estiver em contato com as rochas, existe o risco dos danos aumentarem”, afirmou.
Navio se move

A questão da movimentação do navio chama a atenção dos dois especialistas. “O problema que eu vejo até agora é como será feita a extração do combustível com o navio se movimentando”, colocou Neves.

Segundo a agência de notícias Efe, a embracação está afundando a um ritmo constante de 7 milímetros por hora.

“Ao desinclinar o navio, você dá para a embarcação uma estabilidade maior. Isso facilitaria a busca pelos desaparecidos, a retirada do combustível e a recuperação da embarcação”, afirma Nishimoto.

As buscas pelas 20 pessoas que ainda estão desaparecidas já foram suspensas por três vezes durante a semana, porque as equipes de resgate observaram que a embarcação estava se movimentando.

O ministro italiano do Meio Ambiente, Corrado Clini, disse ao parlamento na quinta-feira (19) que havia instruído a Costa Cruzeiros a tomar todas as medidas possíveis para estabilizar o navio, evitando assim que ele escorregue para o fundo do mar. Para o professor Nishimoto, a empresa já deveria ter colocado guindastes para estabilizar o navio e evitar que ele afunde mais.

Segundo os dois professores, se a embarcação afundar, a dificuldade e os gastos para retirá-la aumentarão. Além disso, os danos seriam mais sérios, o que poderia impedir a recuperação do navio para voltar a operar.

“Afundando mais, você diminuiu demais as chances de reformar e colocar o navio em operação novamente e aumenta os custos para reitrá-lo”, afirmou Nishimoto.

Removendo o navio inteiro da área, é possível levá-lo para um dique seco e reformá-lo. “O navio é novo, foi construído em 2006 e é de luxo, acho difícil a empresa perdê-lo. Acredito que ele vá voltar a operar”, afirmou Neves. “O navio sofreu, aparentemente, apenas o rasgo lateral. Ao transferi-lo para um dique seco é possível recuperá-lo e colocá-lo em operação novamente”, disse Nishimoto.
Segundo Nishimoto, ainda que a opção por cortar o navio no local, para então remover os pedaços menores, não é a melhor se a intenção é colocá-lo em operação novamente. “ Cortar o navio em pedaços inviabiliza a reforma. Além disso, é um processo que pode liberar poluentes na área [que é um santuário marinho para golfinhos, botos e baleias]. Acho difícil a empresa optar por essa via”, afirmou.
O acidente

O navio de cruzeiro Costa Concordia colidiu contra as rochas em águas da ilha italiana de Giglio, com 4.229 pessoas a bordo, entre elas mais de 3.200 turistas de 60 nacionalidades diferentes e mais de mil membros da tripulação. Pelo menos 11 pessoas morreram no acidente e outras 20 continuam desaparecidas.

A companhia proprietária da embarcação, Costa Cruzeiros, admitiu que houve "erro humano" e que o capitão não respeitou o regulamento, aproximando-se até 150 metros da costa.

Schettino é acusado de homicídio culposo múltiplo (sem intenção de matar), naufrágio e abandono do navio, crimes pelos quais pode ser condenado a até 15 anos de prisão.

(Com agência internacionais)

Uol

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Royal Caribbean leva agentes de viagens para o Desfile das Campeãs de São Paulo

A partir da próxima segunda-feira, os agentes de viagens que venderem cinco cabines no Vision of the Seas ou no Splendour of the Seas poderão aproveitar o carnaval de São Paulo no melhor estilo: uma experiência inesquecível no lounge exclusivo da Royal Caribbean no Camarote Bar Brahma. A ação será realizada durante o Desfile das Campeãs do Carnaval 2012, dia 24 de fevereiro, no Anhembi.

Os ganhadores terão acesso ao camarote exclusivo da Royal Caribbean - com um deck de acesso à avenida dos desfiles, entretenimento e atrações nos intervalos dos desfiles das escolas de samba, pista de dança, open bar, kit folião com camiseta e pulseiras de acesso, jantar e café da manhã, estacionamento, transfer (estacionamento – camarote – estacionamento) e show de Margareth Menezes. Além disso, os convidados poderão customizar a sua camiseta e levar para casa uma foto personalizada do evento.

As vendas de cabines devem ser efetuadas entre os dias 23 de Janeiro e 17 de Fevereiro, para as seguintes saídas: Splendour of the Seas, 29/01, 5/02, 12/02 e 26/02; e Vision of the Seas nas saídas 03/02, 10/02, 17/02 e 27/02. Para participar, é preciso enviar nome completo, CPF, data de nascimento, e ID’s das reservas até o dia 20/02 para eventos@rccl.com.br. Os ingressos serão limitados a quatro por CPF e oito por agência.

Fonte Jornal de Turismo

Buscas no Costa Concordia são retomadas após interrupção

Equipes de socorro retomaram no início da noite desta sexta-feira as buscas no "Costa Concordia", que se desloca alguns milímetros a cada hora, enquanto uma comovente cerimônia reuniu na ilha de Giglio os parentes das pessoas mortas no naufrágio.

"O barco estabilizou-se e as buscas foram retomadas na parte superior" do cruzeiro, que está emergida, já que cerca de 20 pessoas continuam desaparecidas, anunciou à AFP Alessandro Busonero, porta-voz da marinha italiana.

A decisão de retomar a exploração foi tomada após uma série de reuniões que constataram que o barco tinha se estabilizado.

"Verificamos que as oscilações ocorridas na noite anterior não têm um movimento contínuo", afirmou aos jornalistas no local Cosimo Nicastro, porta-voz da Guarda Costeira.

Em relação à parte que está debaixo d'água que é "mais perigosa" e da qual os oficiais da marinha de guerra se encarregaram, "avaliaremos amanhã os dados sobre a posição do barco, e se continuar estável enviaremos mergulhadores para revisar a ponte número três para ver se encontramos alguém".

À tarde, uma comovente cerimônia foi realizada na ilha toscana, onde famílias de algumas das 11 pessoas que morreram dirigiram-se ao barco próximo ao navio naufragado para jogar flores antes de voltar para rezar em uma pequena igreja local.

O "Costa Concórdia", que está há quase uma semana na pequena ilha italiana de Giglio, moveu-se nesta sexta-feira, fazendo com que as equipes de socorro suspendessem as buscas, segundo o porta-voz da Marinha militar italiana, Alessandro Busonero.

Onze pessoas morreram no naufrágio de sexta-feira passada, e cerca de 20 permanecem desaparecidas. As buscas estiveram interrompidas durante quase toda a quarta-feira e foram retomadas na quinta-feira.

No total, 24 pessoas - das quais três aparecem sem dúvida entre os corpos não identificados - permanecem desaparecidas há quase seis dias. Tratam-se de 12 alemães, cinco italianos, dois franceses, dois americanos e três membros da tripulação: um italiano, um peruano e um indiano.

As buscas foram retomadas na quinta-feira, apesar de um mar agitado.
As perigosas imersões dos mergulhadores no navio foram dificultadas na quinta-feira pelo vento e pelas ondas que atingem a ilha e colocam em perigo a estabilidade do navio, que corre o risco de deslizar em direção a um precipício de cerca de 70 metros.

Mas a situação meteorológica se agravou nesta sexta-feira com um vento de 40 a 50 km/h e ondas anunciadas de um metro e meio.

O bombeamento do combustível do navio (2.380 toneladas) tampouco pôde começar, apesar dos riscos de maré negra na ilha, uma reserva natural de grande valor ecológico.

Esta operação poder durar algumas semanas e é muito complicada, já que é preciso aquecer o combustível para que ele se torne mais líquido.

Quando se chocou contra uma rocha, a 300 metros da ilha, na sexta-feira, os tanques de combustível do "Costa Concordia" estavam quase cheios.

A ira dos familiares aumentou na quinta-feira, depois que o peruano Saturnino Soria, pai da jovem desaparecida Erika, pediu publicamente às autoridades italianas que o comandante do navio, Francesco Schettino, "não fique impune pelo que fez".

A libertação do controverso comandante do navio, acusado de ser o principal responsável pela tragédia e que se encontra em prisão domiciliar em sua residência de Meta de Sorrento, perto de Nápoles, gerou irritação entre os parentes das vítimas que esperam notícias na ilha de Giglio, onde ocorreu a tragédia.

Acusado de homicídio múltiplo, abandono de navio e naufrágio, acusações que podem significar uma sentença de 12 anos de prisão, Schettino foi detido no sábado por ordem da promotoria por medo de que manipulasse as provas e pelo risco de fuga.

Segundo o presidente da empresa Costa Crociere, proprietária da embarcação, Pier Luigi Foschi, o capitão do Costa Concordia "não foi honesto" com os responsáveis em terra ao explicar a situação.

"Pessoalmente penso que não foi honesto. Não tenho elementos para dizer se estava lúcido. Penso que estava perturbado de um ponto de vista emocional", declarou em uma entrevista ao Corriere della Sera.

O Conselho de Ministros italiano deve adotar nesta sexta-feira medidas para regulamentar severamente a circulação de embarcações na costa.
AFP

Vision of the Seas embarca 1.950 passageiros e deixa Santos rumo ao Rio e Uruguai

O navio de cruzeiros Vision of the Seas, da Royal Caribbean, deixou o Porto de Santos no fim da tarde desta sexta-feira. Depois de embarcar 1.950 pessoas no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais, a embarcação seguiu para um cruzeiro de sete noites.

O roteiro inclui paradas em Montevideo e Punta Del Este, no Uruguai, e no Rio de Janeiro. O retorno do Vision of the Seas ao Porto de Santos está previsto para o próximo dia 27.

Sábado

Outros quatro navios devem atracar em Santos neste sábado. O primeiro a chegar será o Costa Pacifica, da Costa Cruzeiros, seguido do MSC Orchestra, da MSC Cruzeiros, Zenith e Soberano, ambos da Pullmantur.

O Pacifica irá passar por Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Ilhéus (BA) e Ilhabela (SP) em um cruzeiro de oito noites.

Ao longo de oito noites de navegação, o Orchestra tem escalas previstas em Búzios (RJ), Maceió (AL), Salvador e Ilhéus.

Já o Zenith fará paradas na Praia Privativa de Jaguanum (localizada entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro), Cabo Frio (RJ) e Búzios. O cruzeiro terá duração de quatro noites.

Em um cruzeiro de sete noites, o Soberano levará seus passageiros ao Rio de Janeiro, Salvador e Búzios.

Texto de A Tribuna

Reunião de urgência é realizada para decidir operações no navio

Uma reunião de urgência que inclui todas as autoridades envolvidas teve início nesta sexta-feira para decidir sobre o prosseguimento das operações no Concordia, cujas oscilações provocaram uma suspensão das buscas, disse a guarda-costeira à AFP.

O Costa Concordia, que naufragou há uma semana na pequena ilha italiana de Giglio, voltou a se mover, obrigando os socorristas a suspender suas buscas, anunciou um representante da marinha italiana, Alessandro Busonero.

"Há instabilidade no navio, e, portanto, os socorristas não podem descer", disse à AFP.

"Os socorristas estavam trabalhando no barco durante a noite quando ele se moveu. As buscas foram imediatamente suspensas", explicou à AFP um porta-voz da guarda-costeira, Filippo Marini.

Onze pessoas morreram no naufrágio de sexta-feira passada, e cerca de 20 permanecem desaparecidas. As buscas estiveram interrompidas durante quase toda a quarta-feira e foram retomadas na quinta-feira.

AFP

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Abremar se manifesta sobre acidente com Costa Concórdia

A Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) reitera seu profundo pesar em relação ao ocorrido com o navio Costa Concordia, no último dia 13 de janeiro. Neste momento, integra-se à corrente de solidariedade em torno das famílias dos passageiros e da tripulação, na crença de que o episódio, caso isolado e raro, será rigorosamente investigado, propiciando as explicações necessárias e tão exigidas pela comunidade internacional.Em tempo, a Abremar reafirma seu profundo respeito aos profissionais envolvidos no resgate e auxílio aos hóspedes e tripulantes, reproduzindo, abaixo, os relatórios de segurança do European Cruise Council (ECC):

EUROPEAN CRUISE COUNCIL (ECC) - MENSAGEM DE SEGURANCA

“Durante as últimas duas décadas, as companhias de cruzeiros mantiveram o melhor índice de segurança da indústria de viagens, no transporte de mais de 90 milhões de hóspedes por todo o mundo. A nossa maior prioridade é garantir a segurança de nossos hóspedes, tripulação e embarcações. Todos os nossos navios possuem botes salva-vidas suficientes para todos a bordo, mais capacidade adicional de reserva. No início de cada viagem, todos os hóspedes passam por um exercício obrigatório de abandono para familiarização no evento de uma emergência.

Para garantir o cumprimento dos padrões de segurança, a Guarda Costeira conduz inspeções constantes em todos os navios. Tais inspeções focam nos equipamentos salva-vidas, assim como equipamentos diversos de segurança pessoal e ambiental. Além da Guarda Costeira, outros órgãos de segurança marítimos (como a Capitania dos Portos) de todos os países também inspecionam os navios regularmente. A proteção e segurança de nossos hóspedes e tripulação constituem sempre nossa maior prioridade.”

COMUNICADO CLIA – CRUISE LINES INTERNATIONAL ASSOCIATION

Fort Lauderdale, FL - 16 de janeiro de 2012 - Em 13 de janeiro de 2012, o navio da Costa Cruzeiros, Costa Concordia, atingiu uma rocha na costa da Toscana, Itália, após sua partida de Civitavecchia, em uma viagem de sete dias com cerca de 3.200 passageiros e 1.000 membros da tripulação. Enquanto a grande maioria dos passageiros e tripulantes foram evacuados com sucesso, também houve perda de vidas e ferimentos.A Costa Cruzeiros e autoridades italianas continuam a busca por passageiros e tripulantes ainda desaparecidos. A Carnival Corporation, empresa proprietária da Costa Cruzeiros, emitiu um comunicado que dizia, em parte:

"Esta é uma tragédia terrível e nós estamos profundamente tristes. A Carnival Corporation oferece seu pesar e condolências a todos os hóspedes do Costa Concordia, aos membros da tripulação e suas famílias. A Carnival Corporation e a Costa Cruzeiros disponibiliza todos os recursos para prestar assistência e garantir que todos os hóspedes e tripulantes sejam atendidos. Queremos expressar nossa profunda gratidão à Guarda Costeira italiana e às autoridades locais e membros da comunidade, que não têm medido esforços para ajudar na evacuação do navio e fornecer suporte para os nossos clientes e tripulantes. Estamos trabalhando para compreender plenamente a causa do que ocorreu. A segurança de nossos clientes e membros da tripulação continua a ser a prioridade número um da Carnival Corporation e todas as nossas linhas de cruzeiro".

Acidentes como este são extremamente raros na indústria de cruzeiros, que continua a ser um dos mais seguros meios de transporte para férias. A CLIA e todas as suas linhas de cruzeiro membros estendem suas mais sinceras condolências à Costa e à Carnival e a todos aqueles afetados por esta terrível tragédia. Continuaremos a manter nossos membros agentes de viagens atualizados com todas as informações.

Texto Jornal de Turismo

Seabourn Quest no Rio de Janeiro 19/01/2012




vídeos de Igor Welster

Amsterdam no Rio de Janeiro



vídeos de Igor Welster

Porto de Santos recebe o navio Grand Mistral nesta quinta


O Porto de Santos recebeu, na manhã desta quinta-feira, o navio de cruzeiros Grand Mistral, da Ibero Cruzeiros. Atracado no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini - Concais, o navio desembarcou 1.071 passageiros. A embarcação deve deixar o cais santista no final da tarde.

Partindo para um cruzeiro de sete noites, o Grand Mistral segue rumo ao nordeste. O roteiro inclui paradas nos municípios de Angra dos Reis e Búzios, no Rio de Janeiro, e em Ilhéus e Salvador, na Bahia. O navio possui 552 passageiros em trânsito e deve embarcar mais 1.112 pessoas.

Texto e Imagem A Tribuna

Passageiros ficam assustados com manobra brusca de navio no Espírito Santo


Passageiros que estavam a bordo do Grand Holiday, da Ibero Cruzeiros, assustaram-se com uma manobra brusca na manhã desta quinta-feira. Segundo relatos, a embarcação fez um movimento rápido para tentar desviar de um pequeno barco na chegada a Vitória, no Espírito Santo.

Ainda de acordo com turistas, algumas pessoas tiveram ferimentos leves e a piscina esvaziou em razão da inclinação provocada pelo movimento. A Capitania dos Portos do estado inspecionou o navio e, ainda nesta tarde, um laudo será divulgado pela Marinha. A Ibero Cruzeiros está avaliando o caso.

O empresário Flávio Bosi, que estava a bordo, contou que o susto foi grande. "O comandante disse que precisou fazer uma manobra para desviar de um navio pesqueiro, mas que fez tudo com segurança. Isso não convenceu ninguém, pois eles colocaram as nossas vidas em risco. O navio virou totalmente, foi um desespero muito grande para todos nós. As cabines ficaram reviradas e minutos depois vários pessoas apareceram com coletes salva-vidas. O medo foi muito grande por causa das últimas notícias sobre o navio italiano. Pensei que fossemos morrer", afirmou.

A psicóloga Deize Campello também ficou muito assustada. "Tudo balançou e as coisas começaram a cair. Levantei a cortina e vi a correria das pessoas que foram acordadas pelo balanço do navio. No corredor, as pessoas saíam correndo de pijamas, algumas até choravam. Foi desesperador", relatou a psicóloga.

Outro lado

A Ibero Cruzeiros disse que ainda não foi comunicada pelo comandante e desconhece a situação. Afirmou, ainda, que a empresa vai fazer o contato com a tripulação do Grand Holiday para saber o que de fato aconteceu.

A Capitania dos Portos do Espírito Santo disse que não houve comunicado oficial do comandante do transatlântico sobre a denúncia.

Fonte G1

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Após acidente, passageiros embarcam no Costa Serena para primeiro cruzeiro

Passageiros embarcaram no navio Costa Serena, nesta quarta-feira, no Porto de Civitavecchia. Esse é o primeiro cruzeiro pelo Mediterrâneo da operadora Costa desde o acidente com o Costa Concordia, na última semana.

Por ter as mesmas características e dimensões, o Costa Serena é considerado um "navio irmão" do Concordia. Ambos pertencem à mesma categoria.



Imagem e Texto A Tribuna

Zenith atraca no Porto de Santos e desembarca 1.804 passageiros

O navio de cruzeiros Zenith, da Pullmatur, chegou ao Porto de Santos na manhã desta quarta-feira. Atracado no cais 25, em frente ao Terminal de Passeio Giusfredo Santini - Concais, o navio desembarcou 1.804 passageiros. A embarcação deve zarpar do cais santista no final da tarde.

O Zenith possui um passageiro em trânsito, e deve embarcar mais 1.755 pessoas, que seguirão para um passeio de três noites. O roteiro inclui paradas nos municípios de Búzios e Rio de Janeiro (RJ), e na praia privativa de Jaguanum, localizada entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Texto e Imagem A Tribuna

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Capitão do Concordia ignorou ordem de voltar a bordo, diz imprensa

Um telefonema gravado entre a capitania dos portos e o comandante do Costa Concordia, que naufragou na noite de sexta-feira passada no litoral italiano, revela que Francesco Schettino se negou a voltar ao navio para liderar a evacuação dos passageiros, informa a imprensa italiana nesta terça-feira (17).
Exatamente à 1h46 (local), quando centenas de pessoas ainda permaneciam no navio, um oficial da capitania ordenou ao capitão Schettino que voltasse ao Costa Corcordia.
Leia a seguir a a transcrição do diálogo:

Comandante Gregorio De Falco da capitania do porto de Livorno:

"Sim, eu sou De Falco de Livorno, falo com o comandante?"

Schettino: "Sim, boa noite, comandante De Falco"

De Falco: "Diga-me o seu nome, por favor".

Schettino: "Eu sou o comandante Schettino, comandante"

De Falco: "Schettino? Ouça Schettino. Há pessoas presas a bordo. Agora, vá com seu bote à proa do navio do lado direito. Há uma escada (de socorro, ndlr) e suba a bordo. Você vai a bordo e nos diga quantas pessoas estão lá. Entendido? Estou gravando esta comunicação, comandante Schettino..."

Schettino: "Comandante, vou te dizer uma coisa..."

De Falco: "Fale mais alto. Coloque a mão na frente do microfone e fale mais alto. Entendido?"

Schettino: "Agora o navio está inclinado..."

De Falco: "Entendo. Ouça: há pessoas descendo pela escada de proa. Você deve passar por esta escada no sentido inverso, subir no navio e me dizer quantas pessoas estão lá e o que está acontecendo a bordo. Entendido? Você deve me dizer quantas crianças, mulheres e pessoas estão lá precisando de ajuda. E você me diga quantas pessoas há nessas categorias. Entendido?"

"Ouça Schettino, você talvez tenha conseguido se salvar do mar, mas aqui, as coisas vão ficar realmente ruins... Eu vou te causar muitos problemas. Volte a bordo, porra!!"

Schettino: "Comandante, eu imploro a você..."

De Falco: "Não, eu é que imploro a você... Você tem que ir agora mesmo, volte a bordo. Você tem que me garantir que está voltando a bordo..."

Schettino: "Já estou indo para lá, já estou indo, não vou a parte alguma, estou indo..."

De Falco: "O que você está fazendo? Abandonou o socorro?"

Schettino: "Vou para lá para coordenar os trabalhos de socorro..."

De Falco: "Quem está coordenando lá? Volte agora a bordo para coordenar o socorro a bordo. Você está se recusando? "

Schettino: "Não, não me recuso".

De Falco: "Você está se recusando a voltar a bordo? Diga-me por qual motivo você não vai para lá?"

Schettino: "Eu não estou indo para lá porque outro barco (bote de socorro) chegou..."

De Falco: "Volte a bordo, é uma ordem. Você não deve pensar em outra coisa. Você declarou o abandono do navio. Agora sou eu quem comanda. Volte a bordo! Entendido? Ouviu? Vá lá e entre em contato diretamente do navio. No local já há o meu socorro aéreo".

Schettino: "Onde está o seu veículo de socorro?"

De Falco: "Ele está na proa. Vá para lá. Já há corpos, Schettino".

Schettino: "Quantos?"

De Falco: "Eu não sei.. Um com certeza, eu fui informado. É você que tem que me dizer quantos, caramba!!!"

Schettino: "Mas você se deu conta de que é noite e que aqui não vemos nada?"

De Falco: "O que você quer fazer, Schettino, voltar para casa? É noite, e por isso você quer voltar para casa? Volte para a proa do navio pela escada e me diga o que pode ser feito, quantas pessoas há lá, do que elas precisam. Agora!!"

Schettino: "Eu estarei com o segundo comandante" (no bote de socorro).

De Falco: "Voltem a bordo todos os dois. Você e seu segundo, voltem agora a bordo, entendido?"

Schettino: "Comandante, eu queria voltar a bordo, mas o outro bote aqui.. Há outros socorristas... Ele parou e está preso, eu chamei outros socorristas".

De Falco: "Você está me dizendo isso há uma hora. Volte a bordo agora, Volte A B-O-R-D-O !! E me diga já quantas pessoas estão lá".

Schettino: "Tudo bem, comandante"

De Falco: "Vá para lá imediatamente!!"
Segundo testemunhas, o capitão Schettino já estava em terra antes da meia-noite, provavelmente por volta das 23h40 locais.
mapa (Foto: AP)

De fato, em um primeiro telefonema, à 0h42, o capitão diz uma frase comprometedora ao falar por telefone com a capitania: "não podemos subir a bordo por que o navio está inclinando pela popa".

"Capitão, você já abandonou o navio?" - reage o oficial da capitania, ao qual Schettino responde: "Não! É claro que não."

Segundo a imprensa italiana, a investigação da capitania do porto de Livorno revela que ocorreu um "motim" da tripulação, que decidiu pela evacuação do navio diante da falta de ação de Schettino.

O capitão afirma que jogou o navio na ilha de Giglio para salvar os passageiros, após bater em um rochedo que não constava das cartas náuticas.

Schettino, que permanece detido desde domingo, foi ser interrogado nesta terça-feira em um tribunal na cidade de Grosseto. A procuradoria pediu que ele seja mantido em prisão preventiva.

Na quarta-feira, devem ser realizadas autópsias nos cinco corpos de vítimas já resgatados pelas equipes.
G1

Costa Victória chega ao Porto de Santos nesta terça

O navio Costa Victória, da Costa Cruzeiros, chegou ao Porto de Santos na manhã desta quarta-feira. Desembarcaram no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini - Concais, 871 passageiros. A embarcação deve deixar o cais santista às 18 horas.

Partindo para um cruzeiro de oito noites, o Costa Victória tem como destino a cidade de Buenos Aires. O passeio inclui paradas nas cidades do Rio Janeiro (RJ), Porto Belo (SC) e Montevideo, no Uruguai. O navio, que possui 306 passageiros em trânsito, deve embarcar 1.162 pessoas. A embarcação retorna ao Porto de Santos no dia 25 deste mês.



Texto e Imagem A Tribuna

Seguradoras do Costa Concordia preveem danos de 500 mi de euros.

As seguradoras do cruzeiro Costa Concordia, que naufragou em frente à costa da ilha italiana do Giglio na última sexta-feira, preveem danos de cerca de 500 milhões de euros, informa o jornal Financial Times Deutschland em sua edição da terça-feira.
A publicação, que cita fontes do setor de seguros, acrescenta que o "Costa Concordia" está segurado por um programa global que sua matriz, a companhia americana Carnival, organizou através da multinacional Aon.

Entre as seguradoras do Costa Concordia estão a alemã Allianz, a francesa Axa, a italiana Generali, a americana XL Insurance e a britânica Royal & Sun Alliance.

A resseguradora alemã Hannover Rück, a terceira maior do mundo, prevê que terá que pagar, pelo menos, 10 milhões de euros, que incluiriam os danos na embarcação, assim como os resseguros para os prejuízos causados por responsabilidade civil, nos quais se contemplam os passageiros e os custos de resgate.

Texto Terra

"Volte a bordo!", disse Guarda Costeira a capitão de cruzeiro.

A guarda costeira italiana pediu em vão ao capitão do cruzeiro italiano que afundou para que voltasse a bordo e vistoriasse a retirada dos passageiros, mas ele se recusou, informou um jornal italiano nesta terça-feira, referindo-se a um registro da conversa.
O Corriere della Sera colocou a gravação, que segundo informou foi registrada pela guarda costeira, em seu site na Internet. A informação está de acordo com relatos que vazaram nos últimos dias, desde que o Costa Concordia bateu em rochas na noite de sexta-feira perto de uma ilha no litoral oeste da Itália. Seis pessoas morreram e 29 continuam desaparecidas.

O capitão Francesco Schettino está preso, acusado de homicídio múltiplo, de causar o acidente e de abandonar o navio.

Parte da gravação diz:

Guarda costeira ao capitão (que já tinha deixado o navio): "Há pessoas descendo a escada na proa. Volte na direção oposta, volte ao navio, e diga-me quantas pessoas são e o que têm a bordo."

"Diga-me se há crianças e mulheres e de que tipo de ajuda necessitam. E diga-me o número em cada uma dessas categorias. Ficou claro?!"

"Escute, Schettino, talvez você tenha se salvado do mar, mas eu farei com que você apareça muito mal. Farei você pagar por isso. Droga, volte a bordo!"

O capitão para a guarda costeira: "Por favor..."

A guarda costeira ao capitão: "Não tem por favor. Volte a bordo. Assegure-me de que você está voltando a bordo do navio!"

Texto Terra

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Imagens de satélite mostram desvio de rota de navio naufragado


A publicação especializada em navegação "Lloyd's List" publicou o que afirma ser uma comparação entre as rotas do navio Costa Concordia dos dias 6 e 13 de janeiro.

Ela confirmaria que, em 13 de janeiro, o navio mudou de rumo na sua viagem entre Civitavecchia e Savona, o que poderia ter provocado o acidente que matou ao menos 6 pessoas na última sexta-feira.

A publicação afirma ter usado informações de satélites.

A Costa Cruzeiros, empresa italiana dona do barco, acusou o capitão de ter feito um desvio não autorizado da rota e afirmou que o desastre foi provocado por erro humano.

Os trabalhos de resgate, no interior do navio parcialmente submerso, continuavam nesta segunda-feira (16).

Ainda havia pelo menos 29 desaparecidos, segundo a Guarda Costeira.

Estavam a bordo do navio 57 brasileiros, segundo o Itamaraty.

Não há notícias de brasileiros entre os mortos, feridos e desaparecidos.

Costa diz que tripulantes foram herois

O capitão do transatlântico que se acidentou na costa da Itália, deixando ao menos seis mortos, quebrou as regras em um erro "inexplicável", afirmou o chefe da empresa proprietária do navio nesta segunda-feira. Mas Pier Luigi Foshi, o chefe-executivo do Costa Crociere, também homenageou os membros da tripulação do Concordia Costa por seu papel no resgate dos passageiros, afirmando que todos eles "se comportaram como heróis".
"Eles conseguiram evacuar mais de 4 mil pessoas em duas horas", disse Foschi aos jornalistas em uma coletiva de imprensa em Gênova, lutando para conter as lágrimas.

O comandante do navio, Francesco Schettino, e o primeiro oficial Ciro Ambrosio abandonaram a embarcação antes que todos os passageiros fossem resgatados, e promotores italianos afirmam que podem enfrentar acusações de homicídio múltiplo.

O jornal italiano Corriere della Sera informou nesta segunda-feira que Schettino navegou com o navio perto das margens rochosas da Ilha Giglio para agradar o maitre, procedente daquela região.

Foschi afirmou que o percurso que o capitão decidiu seguir era "sua própria iniciativa, contrária às regras escritas" da empresa.

"Ele realizou uma manobra que não tinha sido aprovada por nós e nos dissociamos de tal comportamento", acrescentou. No entanto, ele afirmou que o fator humano neste episódio era "inexplicável".

Foschi também pediu prudência antes de julgar as ações do capitão após o desastre, afirmando que existem "testemunhas confiáveis" que comprovaram que ele que ficou a bordo "muito tempo".

O Costa Crociere, a maior operadora europeia de cruzeiros, afirmou em um comunicado no domingo que, aparentemente, Schettino havia "cometido erros de julgamento que tiveram sérias consequências".

"Se tivesse ocorrido um problema técnico, o alarme teria soado", disse Foschi. "Não houve problema com a segurança no navio. Ele tem características de segurança ultra-seguras".

Ele ressaltou que os inspetores visitaram o navio em dezembro e realizaram evacuações simuladas sem notar nada de anormal.

Ao responder a um jornalista, Foschi negou raivosamente que a empresa, uma subsidiária do grupo americano Carnival, tenha feito cortes no orçamento de segurança para seus navios. "Nós nunca, absolutamente nunca, planejamos esses cortes", acrescentou.

Ele previu que a empresa irá passar por um período difícil como resultado do desastre, mas acredita que sua reputação será restaurada. "Há um milhão de clientes fiéis que nos apoiam", disse ele, citando mensagens de solidariedade de ex-passageiros.

Ao estimar o custo imediato e direto do acidente em 93 milhões de dólares, afirmou que a empresa tem bases sólidas financeiramente, acrescentando: "Temos 24 mil funcionários para proteger".

"Não há dúvida sobre mudar o nome da empresa ou as suas perspectivas", disse, descartando qualquer impacto a longo prazo na indústria de cruzeiros.

Em relação ao Costa Concordia, Foschi afirmou que ainda não sabe se ele sofreu uma "perda total" ou se poderá ser recuperado para voltar ao serviço. Avisando que um resgate seria "muito difícil", disse que a empresa saberia no domingo como agir.

Texto Terra

Dona de navio italiano descarta vazamento; resgate é retomado

Em entrevista coletiva a jornalistas estrangeiros em Gênova, Pier Luigi Foschi, presidente da Costa Cruzeiros --dona do navio Costa Concordia, que adernou na Itália durante o fim de semana deixando ao menos seis mortos-- afirmou nesta segunda-feira que não há sinais evidentes de vazamento na região do acidente. No local, o resgate foi retomado após ter sido interrompido pelo mau tempo e inclinação da embarcação. Foschi disse que há uma "grande quantidade" de diesel ainda nos tanques do navio, mas que não saiu da embarcação. Ele afirma que o combustível ainda é queimado pelos motores. Estima-se que os tanques ainda tenham 2,4 mil toneladas de óleo, o que causaria um desastre ambiental de grandes proporções. Isso afetaria diretamente o ecossistema do Mar Tirreno, no Mediterrâneo, e o turismo da costa do Estado da Toscana.

"Retomamos as operações de busca depois de verificar que o navio está estável", disse Luca Cari, porta-voz dos bombeiros, após destacar que o vento e a chuva cessaram, acalmando o mar em torno da embarcação.

O presidente da companhia ainda reiterou que pretende oferecer indenização "de acordo as leis italianas" e recolocação dos passageiros reservados em outras embarcações da companhia. Ele voltou a afirmar que o acidente aconteceu por falha humana.

Mais cedo, Foschi afirmou que o Costa Concordia passou por testes de segurança em 2011 e que uma vez que o resgate e o atendimento dos passageiros esteja concluída, a Costa Crociere deve ter como prioridade avaliar os riscos ambientais do acidente.

O presidente da companhia disse ainda que o comandante da embarcação, Francesco Schettino, terá auxílio jurídico, mas que não pode descartar os evidências de erro humano durante o acidente e que "uma alteração de rota não autorizada" foi executada pouco antes de o navio atingir uma rocha.

Pelo menos 15 passageiros continuam desaparecidos. De acordo com a emissora britânica BBC, os trabalhos de resgate foram suspensos na manhã desta segunda-feira devido ao mau tempo e ao aumento da inclinação do navio, movendo-se 9 centímetros na vertical e 1,5 centímetro na horizontal por causa da agitação do mar.

A expectativa é retomar as operações assim que possível.



Durante a manhã de segunda-feira, o ministro italiano do Meio Ambiente, Corrado Clini, afirmou que o acidente representa "um risco muito alto" para o meio ambiente da ilha de Giglio e "uma intervenção é urgente".

"O objetivo é evitar que o combustível vaze do navio. Nós trabalhamos com esta possibilidade".

O navio tinha 4.229 pessoas a bordo. Entre os passageiros, a operadora informou ao Itamaraty que há 53 brasileiros, mas esse número pode ser maior.

PREJUÍZOS

O jornal "Financial Times" informou que a Carnival, grupo que opera 11 diferentes marcas de linhas de cruzeiros, entre elas a Costa, deve ter US$ 95 milhões de prejuízos devido ao acidente neste ano contábil.



Já a BBC revela que a queda do valor das ações do grupo nas Bolsas já custa US$ 1 bilhão à companhia.

As ações da empresa, que estão nas Bolsas de Nova York e Londres, caíram 21% na abertura dos mercados nesta segunda-feira.

ERRO

A empresa admitiu neste domingo que o comandante Francesco Schettino "cometeu erros de julgamento" e "não observou os procedimentos" para situações de emergência.

"A Justiça, com a qual a Costa Cruzeiros colabora, determinou a prisão do comandante, contra quem pesam graves acusações", destacou a companhia.

"Parece que o comandante cometeu erros de julgamento que tiveram graves consequências" e que "suas decisões na gestão da emergência ignoraram os procedimentos da Costa Cruzeiros, que seguem as normas internacionais", afirmou a empresa.

Schettino foi preso no sábado. Ele é acusado de homicídio culposo (quando não há intenção de matar) múltiplo, de ter provocado um naufrágio e de ter saído do navio quando ainda pessoas a serem resgatadas.

O procurador da região de Grosseto, Francesco Verusio, que investiga o caso, alega que o capitão fez uma manobra "malfeita" ao se aproximar excessivamente da ilha. Schettino ainda teria falhado em lançar um alerta de socorro.
No comunicado, a "Costa Crociere" destaca que o comandante, que entrou na companhia em 2002, como responsável de segurança, foi promovido a capitão em 2006, após concluir todos os cursos de formação.

A companhia afirma ainda que a tripulação "realizam exercícios de evacuação a cada duas semanas" e que os "passageiros participam igualmente de um exercício" de abandono de navio logo após o embarque.

TRAJETÓRIA

O promotor de Grosseto, Francesco Verusio, confirmou neste domingo que o comandante Schettino saiu do barco "muito antes de que todos os passageiros fossem retirados", e acrescentou que "a trajetória seguida pelo navio de cruzeiro não era boa".

Segundo a imprensa italiana, o comandante estava em terra às 23h40 (20h40 de Brasília), e os últimos passageiros só foram resgatados por volta das 05h00 GMT (03h00 de Brasília).

Várias testemunhas e homens da Guarda Costeira afirmaram que o Costa Concordia navegava perto demais da costa da ilha de Giglio, situada no litoral do sul da Toscana.

Segundo alguns, o navio estava fazendo uma manobra chamada "reverência" para saudar os 800 moradores da ilha de Giglio.

O promotor Verusio afirma que o comandante "se aproximou de forma imprudente da ilha de Giglio, e o navio se chocou contra uma rocha que destruiu boa parte de seu lado esquerdo, fazendo a embarcação adernar e receber uma enorme quantidade de água em dois ou três minutos".



Texto e Imagem A Folha

Proprietários do navio atribuem acidente a "erro humano"


O presidente e CEO da Costa Cruzeiros, Pier Luigi Foschi, atribuiu o acidente com o navio Costa Concordia a um "erro humano" do comandante Francesco Schettino. "A empresa ficará com o capitão e lhe dará toda a assistência necessária, mas temos de reconhecer os fatos e não podemos negar um erro humano", disse ele durante uma coletiva de imprensa em Gênova concedida pelos proprietários da empresa.
"A companhia desaprova o comportamento que causou o acidente, ao decidir desviar o navio de sua rota ideal", afirmou Foschi, garantindo que o navio, com mais de 4 mil pessoas a bordo, não tinha qualquer problema. Froschi salientou que o navio passou por todas as avaliações de segurança realizadas em 2011. "Esses navios são ultrasseguros. Esse é um acontecimento excepcional, que era imprevisível.

As operações de resgate foram suspensas nesta segunda-feira por tempo indeterminado depois que o navio deslizou da rocha onde estava apoiado, disse um porta-voz dos bombeiros. "Houve um deslizamento de nove centímetros verticalmente e 1,5 centímetro horizontalmente. Nós saímos imediatamente. Isto é algo com que temos de nos preocupar", afirmou. Foschi também pediu desculpas e ofereceu condolências pelo acidente.

Risco ambiental
Mais cedo, o ministro italiano do Meio Ambiente, Corradio Clini, afirmou que é preciso uma "intervenção urgente" para evitar que sejam derramadas as 2.380 toneladas de combustível transportadas pela embarcação. "O objetivo é evitar que o combustível vaze do navio. Nós trabalhamos com esta possibilidade", declarou o ministro.

"O barco tem os depósitos cheios de combustível, um diesel denso, que poderia vazar até o fundo do mar. Seria um verdadeiro desastre", ressaltou, após lembrar que o arquipélago da Toscana, formado por sete ilhas, é uma das regiões mais protegidas e delicadas da Itália e desde 1996 é o maior parque marinho da Europa. "A ilha, talvez todo o arquipélago, e a costa estão ameaçados", acrescentou.

Terra