sábado, 29 de dezembro de 2012

Cinco navios deixarão Santos rumo aos cruzeiros de Ano-Novo

Cinco navios de passageiros movimentarão o Porto de Santos neste final de semana. As embarcações partirão do complexo santista rumo aos cruzeiros de Réveillon. MSC Fantasia, da MSC Cruzeiros, Costa Favolosa, da Costa Cruzeiros e Soberano, da Pullmantur, atracarão neste sábado. MSC Magnifica e Costa Fortuna atracarão no domingo. O Fantasia chegará ao Porto por volta das 6 horas, e desembarcará 3.848 passageiros. O navio possui hóspedes em trânsito do navio (os que subiram a bordo em outros portos, e que não descerão em Santos). Outros 3.921 vão embarcar para uma viagem de oito noites com escalas em Búzios (RJ), Salvador (BA), Ilha Grande (RJ). O cruzeiro retornará a Santos no próximo dia 6. O Favolosa irá desembarcar 2.823 pessoas em Santos. A embarcação, que tem 814 hóspedes em trânsito, levará outros 2.816 passageiros para uma viagem de oito noites com escalas em Salvador (BA), Ilhabela (SP), Rio de Janeiro e Angra dos Reias, ambos no litoral fluminense. Já o Soberano realizará um cruzeiro de sete noites. Pela manhã, ele desembarcará 1.600 passageiros. Ao longo do dia, 1.600 pessoas devem embarcar no navio, e se juntar aos 800 hóspedes que estão a bordo. A viagem inclui escalas em Vitória (ES), Búzios, Rio de Janeiro e praia tropical de Jaguanum, em Mangaratiba. Fantasia, Favolosa e Soberano estarão fundeados em frente a praia de Copacana na noite do Réveillon. Domingo O MSC Magnifica, que atracará no Porto de Santos neste domingo, fará uma viagem de sete noites com escala em Buenos Aires, na Argentina, Punta Del Este e Buenos Aires, na Argentina. O Costa Fortuna levará seus passageiros para uma viagem de nove noites, com escalas em Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, e Porto Belo (SC). O navio também ficará fundeado em frente a praia de Copacana, no Rio de Janeiro, na noite de Ano-Novo.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Réveillon em Copacabana deve ser acompanhado por 12 navios

Doze navios de cruzeiro e 250 barcos menores deverão acompanhar, do mar, a queima de fogos do Réveillon em Copacabana. A estimativa é da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, que se reuniu nesta sexta-feira com o Corpo de Bombeiros, a prefeitura e as empresas responsáveis pelo show, para acertar os últimos detalhes da festa na praia. De acordo com a Capitania dos Portos, cada um dos barcos que ficarão na orla será inspecionado antes de deixar as marinas e os clubes. Entre os pontos que serão verificados pela Marinha estão o excesso de lotação, a habilitação do condutor e as condições do material de salvamento. Agora à tarde, a Capitania dos Portos fará uma inspeção prévia nas balsas que ficarão ancoradas na orla e serão responsáveis pela queima de fogos. A partir de amanhã, começa o processo de instalação das poitas (âncoras) que ajudarão a fixar as embarcações nas orlas de Copacabana e do Flamengo, no Rio, e de Icaraí, em Niterói. As balsas, no entanto, só saem para o mar no próprio dia 31, segundo a Capitania dos Portos.

Feliz 2013

Nos do Blog Cruzeiros Brasil e Mundo deseja a todos amigos, colaboradores e visitantes um feliz 2013 repleto de paz, alegria, harmonia e muitos cruzeiros.

Cruzeiros de Réveillon movimentam o Porto de Santos

Outros dois navios de passageiros retornaram ao Porto de Santos, após realizarem seus cruzeiros de Natal. Imperatriz e Zenith, ambos da operadora Pullmantur, atracaram no cais santista por volta das 8 horas. Eles trouxeram 3056 passageiros e embarcarão outros 2.997 para as festas de Ano Novo. Ontem, Costa Fascinosa e Grand Mistral, também deixaram o complexo rumo aos passeios de Réveillon. O Imperatriz embarcará 1.218 passageiros para um cruzeiro de sete noites. Outros 574 passageiros seguem em trânsito (aqueles que não iniciaram nem encerraram suas viagens no Porto). Os hóspedes farão uma viagem com escalas em Itajaí (SC), Ilhabela, no litoral paulista, Búzios, Rio de Janeiro e na praia tropical de Mangaratiba, no litoral fluminense. Durante o Réveillon, a embarcação ficará fundeada na direção da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para que os hóspedes assistam a queima de fotos. O retorno ao Porto de Santos será próxima quinta-feira. Já os 1.780 passageiros que vão embarcar no Zenith, seguirão para uma viagem de seis noites. O navio fará escalas em Vitória (ES), Búzios, Rio de Janeiro e praia tropical de Mangaratiba. Ele também passará o Réveillon fundeado em frente à Praia de Copacabana, para que o público a bordo acompanhe a tradicional queima de fogos da cidade do Rio de Janeiro. O retorno ao complexo santista está programado para a próxima quarta-feira. Splendour of The Seas Nesta sexta-feira, é a vez do Splendour of The Seas retornar ao Porto de Santos, após as festividades natalinas. O navio, da operadora Royal Caribbean, atracará no cais santista por volta das horas. O cruzeiro também levará seus passageiros para brindar o Ano-Novo em alto-mar. Pela manhã, o Splendour desembarcará 1.923 passageiros. Ele embarcará 1.900 hóspedes que seguirão para uma viagem de nove noites com escalas em Búzios, Cabo Frio, Rio de Janeiro, ambos no litoral fluminense, Salvador e Ilhéus, na Bahia. Assim como o Zenith e Imperatriz, o navio também ficará fundeado em frente à praia de Copacana, no Rio de Janeiro, na noite de Réveillon. O cruzeiro retornará ao Porto de Santos no próximo dia 5.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Porto de Santos recebe mais de 19 mil turistas neste sábado

Quatro navios de passageiros atracaram no Porto de Santos neste sábado. MSC Fantasia, da MSC Cruzeiros, Costa Fortuna, da Costa Cruzeiros, Soberano e Imperatriz, da Pullmantur, embarcarão mais 9 mil turistas que vão iniciar seus cruzeiros de Natal. Ao todo, entre operações de embarque e desembarque, os navios movimentarão mais de 19 mil pessoas no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais). O Fantasia desembarcou 3.345 passageiros. O navio embarcará 3.598 hóspedes, que seguirão para um cruzeiro de sete noites com escalas em Salvador (BA), Búzios e Ilha Grande, no litoral fluminense. O Costa Fortuna desembarcou 3.217 pessoas no cais santista. A embarcação levará 2.100 passageiros para realizar uma viagem de oito noites com escalas em Porto Belo (SC), Rio de Janeiro (RJ), Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. Com um roteiro de cinco noites, o Imperatriz embarcará 1.280 hóspedes que passarão por Itajaí (SC), Ilhabela (SP), Búzios e Rio de Janeiro. Pela manhã, o navio desembarcou 1.247 passageiros. Já o Soberano, desembarcou 2.504 passageiros. O navio embarcará 2.450 pessoas, que seguirão para uma viagem de oito noites com escalas em Salvador (BA), Rio de Janeiro e Búzios, no litoral fluminense.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Costa Favolosa retorna ao Porto de Santos

O Porto de Santos recebeu nesta quarta-feira o navio Costa Favolosa. A embarcação chegou ao complexo santista no início da manhã. O navio, que está atracado no Cais 25, deixará a Cidade às 18 horas. O Favolosa desembarcou 2.752 pessoas no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais). O navio possui 798 passageiros em trânsito. O cruzeiro embarcará 2.796 hóspedes, que seguirão para uma viagem de três noites com escalas no Rio de Janeiro e Búzios, no litoral fluminense. A embarcação retornará ao Porto de Santos no próximo domingo.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Costa Fortuna deixa Santos, após estreia no Porto nesta temporada

O navio Costa Fortuna deixou o Porto de Santos, após fazer sua estreia no cais nesta temporada. Outras duas embarcações, Grand Mistral e Imperatriz, também deixaram o complexo santista no final da tarde desta terça-feira. Juntos, os navios movimentaram mais de 10 mil turistas no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais) Pela manhã, o Costa Fortuna desembarcou 1.680 passageiros. O cruzeiro embarcou 3.233 hóspedes que seguirão para uma viagem de quatro noites com escalas em Porto Belo (SC), Ilhabela (SP) e Angra dos Reis (RJ). Com 464 passageiros em trânsito, o Imperatriz desembarcou 1.286 pessoas. O navio embarcou 1.258 passageiros, que realizarão um cruzeiro de quatro noites com escalas em Búzios (RJ) e Itajaí (SC). Já o Grand Mistral, que partirá com 1.250 hóspedes para o cruzeiro de natal, desembarcou 1.512 pessoas no cais santista. O navio fará uma viagem de oito noites com escalas em Porto Belo (SC), Buenos Aires, na Argentina e Punta Del Este, no Uruguai. A embarcação retornará a Santos no próximo dia 26. Zenith Nesta quarta-feira, o Zenith retornará ao Porto de Santos. O navio de passageiros atracará no início da manhã, no cais santista. A embarcação deixará a Cidade no final da tarde, e seguirá para um cruzeiro de quatro noites com escalas em Ilhabela (SP), Búzios e Praia Tropical, na Ilha de Jaguanum, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Cais santista recebe cinco navios e tem esquema especial neste sábado

Trafegar pela Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos hoje pode não ser uma tarefa fácil. Cinco navios de cruzeiro vão atracar simultaneamente no complexo santista, levando quase 20 mil turistas ao Terminal de Passageiros Giusfredo Santini. Será a primeira vez que isso acontecerá nesta temporada. Para minimizar os impactos desse movimento, a Guarda Portuária preparou um esquema especial. O destaque vai ficar para um acordo feito com o terminal T-Grão Cargo, que fica ao lado da instalação de cruzeiros. Segundo a Codesp, os caminhões não poderão fazer desembarque entre as 8 e as 12 horas. Os veículos ficarão retidos no Ecopátio. Entre as demais medidas a serem adotadas, estão o aumento no efetivo de agentes e alterações no tráfego de trens na linha férrea que passa em frente ao terminal de passageiros. Ao contrário do que foi feito no ano passado, não haverá paralisação total da linha. Estão previstas somente adequações no horário de pico de movimentação, como a ampliação do intervalo entre as passagens das locomotivas. Além das ações da guarda, a Concais, empresa que administra o terminal, adotou um plano desde o início da estação para evitar ou reduzir congestionamentos na Avenida Perimetral: a segregação do tráfego. A estratégia consiste no uso da Perimetral apenas pelos turistas que estão saindo das embarcações e ônibus. Aos que embarcarão, o trajeto indicado é a Avenida Eduardo Guinle. Dentro da instalação, a Concais também se planejou para garantir o conforto dos passageiros. A principal iniciativa foi o escalonamento da chegada dos navios, que não vão atracar todos no mesmo horário. O primeiro a parar no Porto será o MSC Fantasia, às 6 horas. Ele terá preferência devido a seu tamanho – é o maior a passar por Santos nesta estação – e por ter o maior número de turistas a bordo. A embarcação chegará com 3.562 hóspedes para desembarcar. Depois, receberá 3.682. A ideia é liberar, logo cedo, os passageiros que virão a bordo da embarcação. O último a atracar será o Soberano, marcado para 10 horas. Por isso, a Concais pede aos hóspedes que vão embarcar nesse navio para não chegarem ao complexo santista antes das 12 horas, horário em que deve ser encerrado o desembarque. Já o Grand Mistral, Zenith e o Imperatriz vão estar na região entre 8 e 9 horas. Os passageiros que seguirão viagem em uma dessas embarcações devem estar no terminal somente por volta de 11 horas. A tribuna

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Costa Fascinosa movimenta mais de quatro mil passageiros em Santos

O Porto de Santos recebeu na manhã desta quinta-feira, o navio de cruzeiros Costa Fascinosa, da Costa Cruzeiros. Ele desembarcou 1.586 pessoas no Terminal Marítimo de Cruzeiros Giusfredo Santini (Concais). A embarcação deixará o complexo santista, no final da tarde. O Costa Fascinosa embarcará 2.690 passageiros, que seguirão para uma viagem de quatro noites com escalas no Rio de Janeiro, Búzios e Angra dos Reis, todos no litoral fluminense.

Passageiro é encontrado morto no Grand Mistral

Um passageiro de 20 anos foi encontrado morto com um ferimento na cabeça dentro de um navio de cruzeiros da empresa Ibero. O corpo de David Morais, natural de Araras, no interior de São Paulo, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Santos, onde passou por exames que podem apontar o motivo da morte. A família de Morais está em Santos e fez o reconhecimento do corpo. Os resultados dos exames ainda não foram divulgados. David Morais estava a bordo do navio Grand Mistral, que fazia um roteiro entre Santos, Angra dos Reis e Ilhabela. De acordo com testemunhas, na altura de Ilhabela, David, que estava com um amigo, acabou desaparecendo por alguns minutos. Quando o amigo resolveu voltar a cabine, a porta estava trancada e, sem as chaves, ele resolveu chamar os tripulantes do navio para conseguir entrar no ambiente onde estava o corpo de Morais. O corpo foi encontrado por volta das 19h50 de terça-feira (11) por uma equipe da tripulação que conseguiu entrar na cabine. Quando os tripulantes chegaram ao local, David estava no chão, com um ferimento na cabeça. Os médicos do navio foram chamados para tentar reanimar o jovem mas, quando chegaram, ele já estava morto. Segundo testemunhas, Morais teria reclamado durante todo o dia por causa de uma suposta dor de cabeça. O navio Grand Mistral, da Ibero Cruzeiros, saiu de Santos, no litoral de São Paulo no último domingo (9) para um mini cruzeiro de 3 noites. A embarcação esteve em Angra dos Reis na segunda-feira (10) e em Ilhabela, na terça-feira (11). O Grand Mistral retornou ao Porto de Santos nesta quarta-feira (12) e já seguiu viagem. Em contato com a reportagem do G1 por telefone, a Ibero Cruzeiros informou que ainda não sabe o que teria causado a morte do rapaz. A empresa também afirma que não tem o relatório do capitão do cruzeiro. Segundo a Íbero, a única informação é que o rapaz teria passado mal. A empresa acionou o atendimento médico mas o passageiro acabou falecendo.

Passageiros de cruzeiro são postos em quarentena após surto de vômito

Passageiros de um cruzeiro de luxo que navegava pelo norte da Europa foram colocados em quarentena após cerca de 400 pessoas contraírem o norovírus e serem atacadas por crises de vômito, informa o site do jornal britânico Daily Mail nesta quinta-feira. Segundo o Daily Mail os passageiros, que pagaram até 1.429 libras (cerca de R$ 4,8 mil) pela viagem pelo Mar Báltico, foram informados pela tripulação do cruzeiro Oriana que deveriam permanecer em suas cabines. Passageiros alegam que ficaram horas esperando por tratamento médico e um homem diz que recebeu uma conta de 1 mil libras (cerca de R$ 3,5 mil) por seu tratamento. Outras pessoas dizem que ouviram da tripulação que a culpa era deles por terem ficado doentes e por não estarem "limpos o suficiente". O navio ainda está seguindo a viagem, mas de acordo com o Daily Mail, muitos passageiros ficaram enfurecidos com o imbróglio e agora exigem serem recompensados pelo cruzeiro frustrado.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Quatro navios de passageiros escalam em Santos

Quatro navios de passageiros atracaram no Porto de Santos na manhã desta quarta-feira. O Grand Mistral, da Ibero Cruzeiros, o Zenith, da Pullmantur, o Seven Seas Mariner, da Regent e o MS Marina, da Oceania Cruises - os dois últimos apenas em trânsito. O Grand Mistral desembarcou 1.483 pessoas no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais). O navio embarcará 1.390 hóspedes, que seguirão para uma viagem de três noites com escalas em Porto Belo (SC) e Ilhabela (SP). O Zenith desembarcou 1.699 passageiros. O cruzeiro, que seguirá para uma viagem de três noites com escalas em Búzios e Praia Tropical, na Ilha de Jaguanum, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, embarcará 1.720 pessoas. O Seven Seas Mariner possui 683 passageiros em trânsito. O navio seguirá para o Rio de Janeiro (RJ), de onde partirá para um cruzeiro de 22 noites, com destino a Miami, nos Estados Unidos. Já o Marina, possui 1.200 hóspedes em trânsito. O navio partiu de Roma, na Itália, para um cruzeiro de longo curso. Antes de chegar a Santos, a embarcação passou pelas cidades de Salvador (BA), Rio de Janeiro e Búzios (RJ). O destino final desta viagem será na cidade de Pappete, no Tahiti. As embarcações deixarão o complexo santista no final da tarde, exceto o Seven Seas Mariner que zarpará às 20 horas.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Costa Serena e Imperatriz escalam no Porto de Santos

O Porto de Santos recebeu dois navios de cruzeiros nesta terça-feira, o Costa Serena, da Costa Cruzeiros, e o Imperatriz, da Pullmantur. As embarcações chegaram ao cais santista no início da manhã. Eles deixarão a Cidade às 18 horas. Essa é primeira vez que o Costa Serena atraca em Santos nesta temporada. O navio desembarcou 79 pessoas no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais). A embarcação possui 2.479 passageiros em trânsito, e não realizará embarque. O Serena deixou o porto de Savona, na Itália, no último dia 25, para uma viagem de 16 noites. No Brasil, o navio passou por Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). Após Santos, a embarcação seguirá para Buenos Aires, na Argentina. Já o Imperatriz, desembarcou 1.289 passageiros. O navio, que possui 428 hóspedes em trânsito, embarcará mais 1.105 pessoas. O cruzeiro seguirá para uma viagem de quatro noites, com escalas em Itajaí (SC) e Búzios (RJ). Ele retornará ao Porto de Santos no próximo sábado. A tribuna

sábado, 8 de dezembro de 2012

Porto de Santos movimentará quase 18 mil passageiros

O Porto de Santos terá, neste sábado, a maior movimentação de passageiros, desde o início desta temporada de cruzeiros. Ao todo, 17.792 pessoas passarão pelo Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), com as escalas dos navios MSC Fantasia, da MSC Cruzeiros, Imperatriz, Soberano e Zenith, da Pullmantur. As embarcações chegaram ao complexo santista no ínicio da manhã. O MSC Fantasia desembarcou 3.689 passageiros. O navio embarcará 3.762 hóspedes, que seguirão para um cruzeiro de sete noites com escalas em Buzios e Ilha Grande, no Rio de Janeiro, Ilheus e Salvador, na Bahia. O Soberano desembarcou 2.230 pessoas. A embarcação possui um passageiro em trânsito. O navio embarcará 1.520 hóspedes, que seguirão para uma viagem de sete noites com escalas em Búzios, Rio de Janeiro e Salvador (BA). O Zenith desembarcou 1.642 passageiros. O navio, que tem oito passageiros em trânsito, vai embarcar 1.614 hóspedes. A embarcação seguirá para um cruzeiro de quatro noites, com escalas em Ilhabela (SP) e Búzios (RJ). Os navios deixarão o Porto de Santos no final da tarde.

Soberano no Rio de Janeiro.

Esteve no nesta sexta feira no Rio de Janeiro o Soberano com seu novo esquema de pintura feito pelo pullmantur para a nova temporada no Brasil.
Fotos do Blog Grande como il mare - Igor com direitos

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Após queda, homem morre a bordo de cruzeiro.

Um homem de 52 anos morreu a bordo de um cruzeiro após queda de um andar superior do navio MSC Fantasia, da empresa MSC. O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira. De acordo com a MSC, o passageiro foi declarado morto pelo médico da embarcação no local do ocorrido, mas as causas exatas ainda não foram identificadas. O navio havia partido na noite de ontem do porto de Santos, no litoral sul de São Paulo, para um roteiro de sete noites. Segundo a MSC, na ocasião, a embarcação estava navegando com destino à Ilha Grande, no Rio de Janeiro, onde permanece ancorada nesta manhã. Em nota, a companhia afirmou que está colaborando com as investigações e se solidariza à família e amigos do hóspede.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Zenith faz sua estreia no Porto de Santos nesta temporada

O navio de passageiros Zenith faz sua primeira escala da temporada, no Porto de Santos, nesta quarta-feira. Ele está no cais junto com o MSC Fantasia e o Grand Mistral. Os três chegaram no início da manhã e vão partir no fim da tarde, levando mais de 12,7 mil turistas ao complexo santista. Zenith, Grand Mistral e Fantasia vão desembarcar 859, 1492 e 3.530 turistas, respectivamente. Eles seguirão para minicruzeiros de três e quatro noites. Operado pela Pullmantur, o Zenith levará 1.638 passageiros para o litoral fluminense, com paradas em Búzios e na Praia Tropical da Ilha de Jaguanum. Seu retorno está marcado para o próximo sábado. O Mistral vai zarpar com 1.409 pessoas para Porto Belo e Itajaí, em Santa Catarina, e Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Ele voltará no domingo. Já o Fantasia deixará o cais santista levando 3.780 passageiros.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Jovem cai de sacada de cruzeiro e fica em estado grave em SC

Jovem cai de sacada de cruzeiro e fica em estado grave em SC. Um turista de 23 anos foi internado em estado grave após cair da sacada de um transatlântico que estava no porto de Itajaí (SC). O acidente ocorreu por volta das 14h deste domingo (2). Segundo a secretaria municipal de Turismo, Gabriel Campos Moura tentava tirar uma foto quando escorregou e caiu do 10º para o 8º andar do navio Empress, da Pullmantur Cruzeiros. Após o acidente, o jovem foi socorrido pela equipe médica do navio e levado pela ambulância do porto de Itajaí ao Hospital Marieta Konder Bornhausen. Ele sofreu traumatismo craniano e está na UTI.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Terminal receberá 19 mil pessoas neste final de semana

O Porto de Santos terá neste final de semana os dias mais movimentados desde o início da tempora de cruzeiros 2012/2013, no último dia 9. Ao todo, mais de 19 mil turistas devem circular pélo Armazém 25, onde fica o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, com a atracação de quatro navios. Eles voltam de seus passeios pela manhã e, em seguida, à tarde, partem para novas viagens pela costa brasileira e internancional. Chegam ao cais santista, na manhã deste sábado, o MSC Fantasia e o Imperatriz, da Pullmantur, que retornam de suas viagens inaugurais desta estação. Maior navio de passageiros a escala em Santos nesta temporada, a embarcação da MSC Cruzeiros fes sua estreia na última terça-feira, após ser batizada pela apresentadora Xuxa Meneghel no mesmo dia, em Santos. O navio trará 3.890 pessoas. E levará outras 3.906 para um cruzeiro de sete noites em direção a Búzios, Ilha Grande e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e Salvador, na Bahia. Já o Imperatriz, que neste ano inovou, mudando as cores de seu casco, vai desembarcar 1.203 hóspedes e embarcar 1.148 para um minicruzeiro de três noites, com escalas em Itajaí e São Francisco do Sul, ambos em Santa Catarina. Ele voltará na próxima quarta-feira. Domingo Neste domingo, será a vez do MSC Magnifica e do Grand Mistral fazerem uma nova parada na Cidade. O número de turistas que vão deixar os navios e subir a bordo para mais uma viagem não chegou a ser informado. No entanto, diante da capacidade de cada embarcação - o Magnifica pode transportar 3.223 passageiros e o Mistral, 1.600 - eles poderão levar aproximadamente 10 mil hóspedes à instalação de cruzeiros. No final da tarde, o Magnifica zarpará para um passeio em direção ao sul da América do Su, com escalas em Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina. O Mistral seguirá para um minicruzeiro de três noites, com paradas em Angra dos Reis (RJ) e Ilhabela, no litoral paulista. O próxima dia 15 será a data com maior movimentação neste mês. Na ocasião, cinco navios estarão no complexo portuário. Já o dia com número recorde de turistas na temporada será 9 de fevereiro, quando oito embarcações vão parar no Porto, sendo apenas seis simultaneamente, devido ao limite determinado pela Codesp. A Tribuna Online