segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Temporada de cruzeiros deve ser a maior de todos os tempos

Ainda que o número de navios para a temporada de cruzeiros marítimos 2011/2012 no Brasil não supere o recorde da última edição, a previsão de aumento no número de vagas está garantida, segundo expectativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), deixando o setor otimista.

Com a presença de 17 navios no litoral do País, serão oferecidos 386 roteiros com a disponibilidade total de 894.833 leitos, número 1,6% maior se comparado aos 886 mil leitos ofertados na temporada 2010/2011, que contou com 20 navios e 414 roteiros. "Essa queda está relacionada à infraestrutura no Brasil, que não é a ideal. Temos navios cada vez maiores e ainda não temos estrutura em nossos portos", justifica o vice-presidente da Abremar, André Pousada.

Ainda assim, Pousada garante que essa será a maior temporada de cruzeiros do Brasil e que, como nos anos anteriores, promete aquecer o mercado de turismo no verão. "O impacto econômico é em torno de R$ 1,3 bilhão, de acordo com o faturamento das quatro empresas que realizam os cruzeiros pelo Brasil", aponta ele, que explica que o valor é composto por gastos dos turistas nas localidades de passeios e os gastos do armador, quando compram os produtos para o navio. Só os turistas, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), são responsáveis por R$ 500 milhões deste movimento.

A temporada, que iniciou no último dia 25 de outubro, se estende até maio de 2012. A maior parte dos turistas, 589 mil, embarcará no porto de Santos, em São Paulo, seguido pelo porto do Rio de Janeiro, que terá 410 mil embarques. As cidades de Natal, Porto Belo, Recife e Fortaleza registrarão a maior alta no número de visitantes em relação à temporada passada. Os aumentos deverão chegar a 103,1%; 80,9%; 79,7%; e 75,3%, respectivamente.

Perfil do viajante

Se há alguns anos atrás este serviço era mais elitizado, hoje, de acordo com Pousada, a estabilidade econômica do Brasil permite que novas classes de consumo possam ter acesso a este passeio. "O parcelamento e os cartões de créditos também permitem maior acesso de turistas de classes mais baixas", acrescenta ele. "O cruzeiro, hoje, atende todos os bolsos e todos os gostos e a forma de pagamento é facilitada."

Segundo a MSC Cruzeiros, uma das empresas que atua no setor, há 25 milhões de pessoas no país com capacidade para consumir produtos turísticos da ordem dos valores de cruzeiros. E o melhor: a companhia está otimista quanto à ampliação da faixa etária deste público. No cenário nacional e internacional, a MSC Cruzeiros recebe hóspedes entre 25 e 55 anos. No caso dos cruzeiros temáticos, a programação diversificada atrai um público com gostos e afinidades semelhantes, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

Oportunidades de emprego

Na temporada passada (2010/2011), um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Abremar mostrou que 5.603 tripulantes brasileiros foram empregados nos 20 navios que estiveram no país. A expectativa para essa edição é que os números se repitam, disse Pousada.

O trabalho a bordo é dirigido, em sua maioria, a jovens entre 18 e 35 anos com inglês fluente. Para ganhar um salário entre US$ 550 e US$ 1200 e conhecer diversos lugares, eles se candidatam às vagas nas áreas de restaurante, bar, limpeza, recreação, fotografia, massagista, manicure, cabeleireiro, entre outras.

Agência Hélice
Especial para o Terra

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