terça-feira, 10 de abril de 2012

Passageiro adoece e cruzeiro que revive Titanic desvia de rota


O cruzeiro MS Balmoral, que refaz o percurso da viagem do Titanic em homenagem ao centenário do naufrágio do famoso transatlântico, foi forçado a fazer um desvio de rota após um passageiro adoecer. O cruzeiro suspendeu a viagem temporariamente e está retornando à costa da Irlanda, na localidade de Cobh, como medida preventiva. As informações são da BBC.

No domingo, o MS Balmoral zarpou do porto de Southampton, no sul da Inglaterra, para refazer durante 12 dias a viagem do Titanic, que naufragou em 1912 ao se chocar com um iceberg. Entre os passageiros do cruzeiro, estão turistas de 28 países e parentes de vítimas e sobreviventes do naufrágio, assim como especialistas em sua história. Além disso, um grupo belga toca as mesmas músicas interpretadas pelos violinistas do Titanic na fatídica viagem do início do século XX.

Tim Rex, 56 anos, câmera da BBC, foi retirado da embarcação de helicóptero por precaução médica. Apesar do desvio de rota, ainda se espera que o cruzeiro chegue em tempo no local do naufrágio para as homenagens do centenário agendadas para o final de semana.

Antes da parada na Irlanda, o cruzeiro zarpou da costa sul da Inglaterra e passou pela região de Cherbourg na França. O próximo destino é o local do naufrágio. Na noite de 14 de abril, a tripulação celebrará uma missa exatamente no mesmo lugar onde o Titanic se chocou com o iceberg e, no dia seguinte, deve celebrar outro ato onde o navio afundou no dia 15 de abril de 1912.

Com passagens no valor de US$ 9.518 e com 1.309 passageiros, o mesmo número do Titanic, o MS Balmoral realizará diferentes atos para rememorar a verdadeira odisséia, com tempo de viagem programado para 12 noites. O cruzeiro, organizado pela empresa Miles Morgan Travel, partiu dois dias antes da data em que o Titanic iniciou sua viagem. Isso porque, mesmo com todos os recursos modernos, o MS Balmoral não pode alcançar a mesma velocidade que o transatlântico acidentado.

Para se aproximar ao máximo do original, muitos passageiros e tripulantes estão vestidos com trajes de época, enquanto o cardápio segue o menu original de 1912. O RMS Titanic bateu em um iceberg na noite de 14 de abril de 1912, afundando algumas horas depois, na madrugada do dia 15. Mais de 1,5 mil passageiros e tripulantes morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário