quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cruzeiros terão menor oferta em 2012/13


A próxima temporada de cruzeiros marítimos, que se inicia em novembro, deverá ter um número de passageiros menor do que a da passada, 758 mil turistas contra pouco mais de 805 mil. A Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) espera uma redução de 15% na oferta de roteiros, na comparação com a temporada 2011/2012.

De acordo com Ricardo Amaral, presidente da associação, esta retração está atrelada ao aumento da duração dos cruzeiros, que passaram de uma média de três a no máximo cinco noites, na temporada passada, para sete na atual. Segundo o executivo, esta mudança é uma questão de perfil do brasileiro, que prefere viagens mais longas.

Se nesta temporada o número de passageiros deve ser menor, na passada, houve um aumento de 1,56% sobre a anterior, com 805.189 turistas embarcando para este tipo de viagem.

Os 17 transatlânticos no Brasil passaram por 20 portos nacionais com 386 embarcações, em quase sete meses. A próxima temporada deve contar com 15 navios, e transportar 758 mil cruzeiristas em 277 roteiros de viagens.

O Brasil é o quinto colocado no mercado mundial de cruzeiros marítimos, atrás de Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Itália. Na última temporada, movimentou mais de R$ 1,4 bilhão em território nacional, com compra de combustíveis, alimentos, bebidas, comércio varejista e passeios turísticos, aponta a Abremar.
Fonte: PORTO GENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário