segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

86 mil turistas marítimos chegam ao Rio para o Carnaval

Pier Mauá bate recorde de movimentação no período

Durante a semana do Carnaval, o Terminal de Cruzeiros da Pier Mauá irá registrar a maior movimentação de navios da sua história. A folia marítima começa no sábado, 18 com seis transatlânticos; no domingo, 19 sete navios chegarão à cidade. Na segunda, 20 serão cinco, e na terça, 21 quatro. Mas o clima carnavalesco continuará até o domingo seguinte ao dia do Desfile das Campeãs: seis embarcações chegam no sábado, 25 e outras seis no domingo, 26 quando os últimos foliões deixarão o Rio.

A única exceção da semana acontecerá na quarta-¬-feira de cinzas, quando não haverá navios atracados (na quinta, 23 um navio; sexta, 24 dois navios). No total, 86 mil turistas marítimos irão participar do mais animado carnaval do país. Juntos, injetarão na cidade uma média de US$ 25,8 milhões! Para receber os foliões, a Pier Mauá contratou ritmistas e passistas de uma escola de samba do Rio de Janeiro, que farão apresentações no Terminal de Cruzeiros nas manhãs dos dias 18 e 19.

Outro recorde que será batido é o de tempo de permanência na cidade: os navios de longo curso (cruzeiros internacionais) permanecerão quatro dias no Rio, contrariando a prática habitual de dois dias de atracação em cada porto. O mesmo ocorrerá com um dos cruzeiros nacionais (ver relação de navios abaixo).

Para agilizar o atendimento aos turistas, a Diretoria de Operações da Pier Mauá – em acordo firmado com as companhias marítimas – estabeleceu um cronograma de desembarque, que prevê a liberação dos passageiros de maneira gradativa. Em paralelo, promoveu reuniões com todos os agentes envolvidos (Autoridades Portuárias, Secretaria de Turismo do Município, Riotur, CET Rio, BPTUR, agentes de turismo receptivo) para garantir a ordem e a segurança no entorno do Terminal de Cruzeiros e da Praça Mauá.

- Nossa intenção é evitar que os turistas tenham problemas de qualquer natureza, mesmo em setores onde não temos autonomia para agir, como a fiscalização de taxistas que não cumprem as determinações da lei municipal. – revela Américo Rocha, Diretor de Operações da Pier Mauá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário