segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cruzeiros injetaram R$ 1,4 bi na economia durante a temporada 2010/2011

A segunda fase do Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil, feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) a pedido da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), revelou que, durante a temporada 2010/2011 - com início em outubro de 2010 e término em maio de 2011, as armadoras gastaram R$ 102,1 milhões com marketing, excursões e despesas de escritório.

Com esse novo dado, os impactos totais (diretos e indiretos das companhias marítimas e dos cruzeiristas) atingiram a marca de R$ 1,4 bilhão. Desses, R$ 893,5 milhões são despesas das armadoras com suprimentos, taxas portuárias e impostos, combustíveis, alimentos e bebidas, água e lixo, e os já citados marketing e escritórios (conforme tabela abaixo).

A primeira etapa do levantamento, lançada em junho do ano passado, ainda mostra que os mais de 792 mil hóspedes que embarcaram em viagens de navio na temporada deixaram, juntamente com os tripulantes, R$ 522,5 milhões nas cidades destino. O maior volume de gastos se divide entre os setores de alimentos e bebidas, transporte, passeios turísticos, souvenir e presentes em geral.

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