sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Blitz apreende drogas no embarque do MSC Armonia


O clima de descontração, comum no embarque de um cruzeiro temático, deu espaço à apreensão de alguns turistas flagrados com drogas no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no Porto de Santos, ontem. Uma blitz da Polícia Federal e da Alfândega apreendeu dez comprimidos de ecstasy e três frascos de lança-perfume, além de porções que podem ser de maconha e cocaína.

As drogas foram encontradas durante vistoria das malas de passageiros que embarcaram ontem no MSC Armonia. O navio, fretado para uma viagem promocional de uma rádio paulistana, levou turistas para um cruzeiro de três noites com escalas em Búzios e Cabo Frio, no litoral fluminense.

Por ser temático e destinado ao público jovem, o Energia na Véia, como é chamado o cruzeiro, é considerado “de risco” pelas autoridades. Já os passageiros do navio Costa Fortuna, que seguiu ontem para um cruzeiro de nove noites pela América do Sul, não tiveram as malas revistadas.

Nos bolsos, os policiais encontraram um maço de cigarro com porções que pareciam ser de maconha. Além disso, dois flaconetes com um pó branco, semelhante a cocaína estavam na mesma peça de roupa.

Não se pode afirmar que o material encontrado eram drogas ilícitas, pois, até a tarde de ontem, não havia sido feito o narcoteste. O procedimento é necessário para comprovar se os itens são realmente maconha e cocaína.

Bagagens

A vistoria das malas aconteceu no setor de bagagens do Terminal de Passageiros. De acordo com o chefe da operação, os turistas participaram da operação. “As pessoas viam e sabiam da fiscalização antes de entregarem a bagagem. Mesmo assim, tentaram passar e não conseguiram”.

Os três frascos de lança-perfume e os dez comprimidos foram encontrados com um grupo, em malas separadas. Após, o narcoteste, os agentes confirmaram que as pílulas eram de ecstasy.

Como a quantidade descoberta foi considerada pequena, os passageiros assinaram termos circunstanciados e foram liberados em seguida. A droga foi apresentada à Polícia Federal, que vai ouvir os passageiros. Segundo Souza, após o inquérito, os turistas devem cumprir pena alternativa.

O auditor fiscal da Receita Federal Ricardo Souza, que chefiou a operação, afirma que esta é a primeira de muitas fiscalizações nesta temporada. “Hoje, vistoriamos só o MSC Armonia pelo evento que acontece no navio. Enquanto houver esses cruzeiros temáticos no Porto de Santos, estaremos fiscalizando malas e passageiros”, destaca.

A operação contou com a participação de seis cães farejadores da Polícia Federal. Um deles encontrou uma bermuda, que foi deixada por um dos passageiros do lado de fora do saguão do Terminal.

Texto A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário