sábado, 5 de maio de 2012

Após naufrágio, Costa Cruzeiros inaugura novo navio gigante


Quase quatro meses depois do naufrágio do Costa Concórdia, a companhia italiana Costa Cruzeiros, ou Costa Crociere, inaugurou um cruzeiro gigante neste sábado em Veneza, o Costa Fascinosa. A empresa, número um deste tipo de turismo na Europa e líder mundial na construção destes barcos, apresentou, segundo um comunicado, "a nova joia dos mares, orgulho do 'made in Italy'".

O Costa Concórdia chocou-se contra uma rocha no dia 13 de janeiro ante a ilha de Giglio na Toscana, causando 32 mortes. No momento do acidente, o navio transportava 4.229 pessoas, entre elas 3.200 turistas e mil tripulantes.

Um acidente como esse "não deveria ter ocorrido, e não voltará a ocorrer", afirmou nesta sábado na cerimônia de inauguração do novo cruzeiro o presidente da companhia, Pier Luigi Foschi. Foschi destacou em um comunicado que apesar do naufrágio, "o volume de reservas voltou aos mesmos níveis que no ano passado na mesma época".

O ministro italiano de Turismo, Piero Gnudi, elogiou este tipo de turismo, classificado por ele como um "ponto de encontro na Itália de duas excelências, a da qualidade e o estilo tipicamente italiano, e a da indústria naval".

O Costa Fascinosa, de 290 m de comprimento e 35,5 m de largura, possui uma capacidade máxima de 3,8 mil passageiros e 1.110 tripulantes e custou 510 milhões de euros.

Uma associação de Veneza protestou e anunciou que recolherá assinaturas para pedir a proibição imediata de embarcações de mais de 40 mil t na lagoa da cidade. As autoridades da cidade também se queixaram do incômodo causado pela passagem destes cruzeiros pelos monumentos célebres.

Em março, o governo italiano adotou um decreto pelo que proíbe os cruzeiros de se aproximar das costas para proteger as reservas naturais.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário