segunda-feira, 14 de maio de 2012

Autorizadas obras do Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador

O início imediato das obras do Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador foi autorizado nesta sexta-feira (11) pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, com a presença do governador Jaques Wagner. Durante o evento, realizado nos armazéns 1 e 2 da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), no Comércio, o ministro também autorizou a abertura de licitação para ampliação do quebra-mar em mais 405 metros ao norte.

Cristino afirmou que as ações terão impacto positivo para o estado. “O Porto de Salvador é extraordinário para o avanço da economia. Estamos estimulando um melhor desempenho deste equipamento para a Copa do Mundo, mas é importante destacar que o terminal vai ficar de legado para a população, ao final do evento, para incrementar cada vez mais o turismo de cruzeiros na Bahia e no Brasil”.

Ele disse que a Bahia está melhorando seu desempenho no sistema portuário nacional. “O Porto de Aratu teve um crescimento de 10% no primeiro trimestre deste ano, e o de Salvador registrou um incremento na movimentação de contêineres de 6%. Precisamos cada vez mais de portos eficientes. Ontem [quinta-feira], lançamos aqui em Salvador o Porto Sem Papel, que é um ponto inicial para a inteligência logística”.

Segundo o governador, a construção do terminal de passageiros e a modernização do porto são necessárias. “O Porto de Salvador é o terceiro do Brasil em recepção de cruzeiros e somente em 2011 recebeu 300 mil turistas. Este terminal vai nos dar uma condição boa para recepcionar”. Sobre o lançamento do Porto Sem Papel, declarou que vai dar maior celeridade aos trabalhos portuários. “Quanto mais o navio espera, são impostas multas para o dono da carga”.

Wagner ressaltou que Salvador tem a maior baía tropical do mundo, com áreas abrigadas excepcionais. “Neste mês ainda devemos receber a presidenta Dilma para lançar a pedra inicial do Estaleiro Enseada do Paraguaçu. Estamos adensando não só o turismo, mas a área industrial e portuária, que é um potencial que deve ser aproveitado em prol do povo baiano”.

Estrutura vai impulsionar o turismo e a geração de emprego e renda

O novo Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador terá uma vista panorâmica para a Baía de Todos-os-Santos, com área de lazer e entretenimento distribuída em 3.400 metros quadrados, onde atualmente ficam os galpões 1 e 2 da Codeba. O projeto, no valor de R$ 30.218.499,70, será executado pela Chroma Construções, vencedora da licitação, que deve concluir as obras em maio de 2013. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/Copa).

O terminal abrigará o embarque e o desembarque com espaço para check-in e check-out, alfândega, área de despacho de bagagens, espaço de convivência, restaurante e local para instalação dos postos de órgãos ligados à atividade portuária. Além disso, terá mais 5.600 metros quadrados para estacionamento de carros de passeio, ônibus, vans e táxis.

Para o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, a nova estrutura vai possibilitar que Salvador deixe de ser apenas receptor de cruzeiros e se torne uma cidade emissora deste tipo de viagem. “Os cruzeiros poderão partir daqui. Isto, para o turismo, é fundamental, porque os turistas vêm dois ou três dias antes da partida, se hospedam, fazem passeios, e depois do cruzeiro retornam para Salvador, ficando mais dois ou três dias”.

A cessão dos galpões para a construção do terminal de passageiros, de acordo com o presidente da Codeba, José Rebouças, não vai atrapalhar a operação do Porto de Salvador. “A modernização da operação de carga se dá pela ampliação de terminais de contêineres e estamos apenas fazendo uma transferência da tecnologia de operação”.

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, explicou que a construção do terminal vai ter reflexos na geração de emprego e renda. “O aumento do turismo implica em utilização da rede hoteleira, na procura de bares e restaurantes, de guias turísticos, serviços de transporte. Com o crescimento desta cadeia produtiva, há um grande impacto na geração de emprego”.

Vasconcelos acredita que o equipamento vai ampliar a busca por estes serviços para outras estações. “Hoje, concentra-se na época do inverno europeu, mas temos verão aqui o ano inteiro”.

Fonte: TRIBUNA DA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário