quinta-feira, 31 de maio de 2012

MSC Divina é o mais recente toque de classe a navegar pelos mares


O MSC Divina é o mais recente toque de classe que navega nos mares do Mediterrâneo e foi ao som da Marselhesa que o novo navio da MSC Cruzeiros, atestado de franceses, deu entrada no porto de Marselha na passada sexta-feira, dia 25 de Maio, ao final da manhã, depois de cinco dias de cruzeiro pré-inaugural onde foram testados e afinados os serviços para proporcionar uma experiência divina para os passageiros e trazer o mais recente toque de classe aos mares.

No dia seguinte decorreu a cerimónia de baptismo do novo navio da MSC Cruzeiros, na presença de inúmeros convidados, entre os quais a madrinha Sophia Loren.

Durante cinco dias um grupo de 11 portugueses, inseridos entre mais de 4.000 passageiros na sua grande maioria franceses, pode testar os serviços do novo colosso da MSC Cruzeiros dos quais se destacam a infinity pool, o cinema 4D, a sala de reuniões e biblioteca, a área infantil dedicada aos Estrunfes, o simulador de formula 1 e a suite dedicada a Sophia Loren, a madrinha da frota da companhia.

O MSC Divina é o 12º navio da frota da companhia italiana e o terceiro da classe Fantasia. Na sua construção estiveram envolvidos 30 mil toneladas de aço e 70 mil pontos de luz entre outros.

A primeira impressão ao chegar ao átrio principal, situado no quinto deck mesmo no centro do navio, é a de um salão elegante, com sofás e um piano onde só falta a pista de dança. Ao serão, os que escolhem este local para tomar um aperitivo antes do jantar, ou simplesmente para relaxar, podem escutar árias de ópera acompanhadas ao piano e peças clássicas tocadas por violinistas.

Neste local, o primeiro que os passageiros vêem quando entram no navio, estão também os balcões de informação e os lanços de escadas com degraus feitos de brilhantes e os elevadores panorâmicos que dão acesso à galeria de lojas, a outros bares e áreas do navio como a Piazza del Doge ou o casino.

A zona da piscina e do buffet são por norma as mais agitadas, principalmente em dias de navegação, mas a grandeza do navio permite ainda assim uma dispersão suficiente para não haver grandes atropelos e para que toda gente consiga um "lugarzinho ao sol".

O navio tem capacidade total para 4.363 passageiros e 1.751 camarotes dos quais 1.097 são com varanda, 122 têm vista mar, 392 são interiores, 28 são Áurea Suites e 69 são MSC Yacht Club suites.

O MSC Divina, cujo nome foi inspirado em Sophia Loren, precede a entrada em operação do MSC Preziosa em 2013.


Fonte: PRESS TUR

terça-feira, 29 de maio de 2012

CVC anuncia pacotes para navios da MSC Cruzeiros

De olho no potencial de vendas dos cruzeiros nacionais, a CVC anuncia uma grande novidade para a temporada de cruzeiros marítimos 2012/2013 no Brasil. A partir de agora, a operadora também passa a comercializar nas mais de 700 lojas exclusivas CVC em todo o País, pacotes de viagens para os navios da frota da MSC Cruzeiros, formada pelos transatlânticos: MSC Orchestra, MSC Musica, MSC Fantasia e MSC Magnifica, sendo que estes dois últimos navegarão pela primeira vez em águas brasileiras.

A parceria com a armadora italiana incrementa o portfólio de produtos e serviços turísticos da operadora CVC, ampliando ainda mais o leque disponível em sua rede de lojas, já formado por produtos das companhias marítimas Pullmantur, Ibero e Costa Cruzeiros, além do navio Grand Amazon, da Iberostar. Já são 16 transatlânticos comercializados pela CVC para o período 2012/2013, contra 12 da temporada anterior, totalizando a oferta de mais de 750 mil leitos, um crescimento de 35% em relação à temporada passada.

Para anunciar a novidade, executivos das duas companhias se reuniram para assinatura do contrato de parceria, que vem ao encontro dos planos de crescimento da operadora. “Temos a maior rede de distribuição de produtos de turismo no Brasil e, de olho no promissor mercado turístico, disponibilizamos uma programação diversificada para atender a todos os perfis de públicos, sempre orientada pela qualidade e diferenciais que somente uma operadora líder em vendas, com 40 anos de atuação no mercado brasileiro, pode oferecer”, diz Fábio Godinho, vice-presidente de produtos, marketing e operações da CVC.

“Esta parceria une dois grandes players de mercado, por um lado a CVC, com o que há de melhor em seu portfólio, e por outro a MSC, que dá oportunidade aos hóspedes de conhecerem os mais diferentes e belos destinos, a bordo de uma frota jovem e elegante, além de itinerários exclusivos. As embarcações realmente surpreenderão por sua beleza e infraestrutura mais do que completa”, explica Adrian Ursilli, diretor Comercial da MSC Cruzeiros.

Para dar início a esta parceria, a CVC também já inseriu a MSC em sua promoção exclusiva de Cruzeiros Marítimos, que começou no último sábado, dia 26 de maio, e que se estenderá até o próximo dia 1º de junho, com grande variedade de ofertas.


Fonte: MERCADO E EVENTOS

MSC Divina é inaugurado em grande estilo na França


No último sábado, o navio MSC Divina abriu as portas para milhares de convidados em uma grande festa no porto francês de Marselha. A atriz italiana Sophia Loren, madrinha de toda a frota da MSC Cruzeiros, comandou o ponto alto do batizado com o corte da fita e quebra da champanhe no casco do navio, acompanhada pelo ator francês Gérard Depardieu, que foi o mestre de cerimônias, e pela da cúpula da empresa, incluindo o presidente Gianluigi Aponte e o CEO Pierfrancesco Vago, assim como o Comandante Giuliano Bossi, seus oficiais, todo o staff do navio e convidados especiais.

Durante cerimônia de batizado, os presentes puderam conferir a o show do cantor, pianista e compositor italiano, Paolo Conte, que com suas fortes influências de jazz e blues, encantou com suas mais famosas músicas como Via con me, Un gelato al limon, Sotto le stelle del Jazz e Sparring Partner. Uma apresentação da força aérea francesa, uma queima de fogos e o discurso e pequena apresentação do Embaixador do UNICEF, Maxim Vengerov, tenor russo que é considerado um dos artistas mais dinâmicos do mundo, também marcaram o célebre evento.

Dentre os discursos que marcaram a noite, esteve o de Pierfrancesco Vago, CEO da MSC Cruzeiros. “Desde 2003 temos construído nossos navios em solo francês, em parceria com a indústria naval desse país e contribuindo para economia e os empregos locais. Hoje, em Marselha, celebramos essa longa e estável relação, prestando uma homenagem ao maior e mais antigo porto francês, que recebe a cerimônia de batizado de nosso mais novo transatlântico, o MSC Divina”, disse.



A caminho do jantar de gala a bordo, os convidados puderam conferir os atributos do MSC Divina. Mais luxuoso da armadora, o navio possui 333 metros de comprimento, 38 metros de largura, 140.000 toneladas, 18 decks, capacidade para 4.345 hóspedes, podendo atingir a velocidade de 23 nós. A elegância do projeto é resultado do trabalho do estaleiro STX France, que levou mais de três milhões de horas para sua conclusão, e do escritório de arquitetura naval De Jorio Design International, que definiu também estilo dos 30.000m² de áreas públicas, com espaços como restaurantes, piscinas, cassino, boliche, academia e o MSC Aurea SPA.

Além de batizar a embarcação, Sophia Loren inspirou uma das cabines da área mais luxuosa do transatlântico, o MSC Yacht Club. O hóspede de sorte que ficar na suíte número 16007, no deck 16, viverá o glamour de um ambiente elaborado com ajuda da estrela. Todos os outros hóspedes a bordo do MSC Yacht Club também poderão entrar em contato com o legado da Sra. Loren por meio da biblioteca, que contará com uma seleção de aproximadamente 20 de seus títulos favoritos, além de poder admirar a beleza arquitetônica e o autêntico design italiano presentes no transatlântico.

Após a comemoração, o transatlântico iniciou sua viagem inaugural, em um cruzeiro de seis noites com visitas ao litoral da França, Itália, Malta e Croácia. Os roteiros do MSC Divina incluem também Grécia, Turquia e Croácia.

sábado, 26 de maio de 2012

Mariner of the Seas fará cruzeiros na China em 2013

Em uma conferência de imprensa hoje em Pequim, na China, executivos da Royal Caribbean International anunciaram que o Mariner of the Seas vai se dirigir para a Ásia em junho de 2013 e oferecer itinerários a partir China e Cingapura para o Sudeste Asiático, Japão e Coréia em todo o resto do ano.

A empresa afirmou que a adição de um segundo navio de 3.114 passageiros, na China, para se juntar ao Voyager of the Seas, ilustra seu compromisso com a indústria de cruzeiros cresce na Ásia. Juntos, os dois navios representam os dois maiores navios de cruzeiro que operam na capacidade da região.

Embora a Voyager esteja comprometido com o atendimento de passageiros na China, segundo fontes da empresa, o Mariner estará terceirizando passageiros tanto da China como dos mercados internacionais. Enquanto isso, o Legend of the Seas, que operou de Singapura e Xangai nos últimos três anos, irá retornar para a Europa.

Richard D. Fain, presidente e CEO da Royal Caribbean Cruises, e Adam Goldstein, presidente e CEO da Royal Caribbean International, fez o anúncio com o Dr. Zinan Liu, diretor-gerente para China e Ásia.

Fonte/adaptação: Cruising Industry News

sexta-feira, 25 de maio de 2012

'MSC Divina' chega a Marselha para cerimônia de inauguração

O navio MSC Divina, novo navio da MSC Cruzeiros, chegou nesta sexta-feira a Marselha, na França, após ser entregue à armadora pelo estaleiro STX France. A cerimônia oficial de inauguração será realizada neste sábado no porto francês e contará com a presença da atriz italiana Sophia Loren, madrinha da embarcação.

O evento será transmitido pela internet, ao vivo, no site da MSC Cruzeiros. No dia seguinte, o Divina embarcará passageiros para sua primeira viagem. O itinerário inclui paradas no litoral da Itália, Turquia e Espanha.




O Divina faz parte da classe Fantasia (a mais luxuosa da companhia italiana). São 333 metros de comprimento e 38 metros de largura em uma estrutura de 14 mil toneladas. A capacidade máxima da embarcação é de 4.345 passageiros.

"Cada navio da classe Fantasia representa, em média, cinco milhões de horas de trabalho e um investimento de 550 milhões de euros, dos quais 70% beneficiam diretamente a economia francesa, em termos de empregos e serviços", afirmou o presidente da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estaleiro francês entrega o navio 'MSC Divina' à armadora

O estaleiro STX France entregou o MSC Divina, novo navio da MSC Cruzeiros, no último sábado, em Saint-Nazaire, na França. Após a cerimônia de troca da bandeira, o navio partiu para o porto francês de Marselha, onde será realizada a inauguração oficial, no próximo sábado. O embarque de turistas para a viagem de estreia deverá acontecer no dia seguinte.

O Divina faz parte da classe Fantasia (a mais luxuosa da companhia italiana). São 333 metros de comprimento e 38 metros de largura em uma estrutura de 14 mil toneladas. A capacidade máxima da embarcação é de 4.345 passageiros.



"Cada navio da classe Fantasia representa, em média, cinco milhões de horas de trabalho e um investimento de 550 milhões de euros, dos quais 70% beneficiam diretamente a economia francesa, em termos de empregos e serviços", afirmou o presidente da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago.

Esse é o 11º navio da MSC construído no estaleiro STX France em 10 anos. "Em nossa história de 150 anos, nunca tivemos tantas embarcações construídas por um mesmo armador e este é um recorde que merece ser destacado hoje. Eu mesmo tive a oportunidade de participar da construção de um bom número desses navios em funções anteriores no estaleiro de St. Nazaire", disse o diretor geral do STX France, Laurent Castaing.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Plano de remoção do 'Costa Concordia' é apresentado por armadora

A Costa Cruzeiros e a Titan Salvage, empresa especializada na remoção de embarcações encalhadas, anunciaram nesta sexta-feira o plano de retirada do navio de cruzeiros Costa Concordia, que naufragou próximo à Ilha de Giglio, na Itália, em janeiro. O tempo estimado para a operação, que deve começar na próxima semana, é de 12 meses, segundo informações da agência de notícias italiana ANSA.

De acordo com representantes da Titan Salvage, existe a possibilidade de o navio ser retirado até fevereiro do próximo ano, antes do prazo estimado.


Na apresentação do projeto, o ministro italiano do Meio Ambiente, Corrado Clini, voltou a afirmar que a retirada será realizada com o maior cuidado para não prejudicar o mar e o ecossistema da região.

"A remoção do Costa Concordia acontecerá com a máxima atenção para a conservação do meio ambiente da ilha de Giglio e de seu mar", afirmou.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pullmantur passa a permitir reservas de excursões nas agências

A Pullmantur vai passar a permitir que os passageiros reservem as excursões durante os cruzeiros directamente na agência, uma medida que, segundo Carlos Guarita, delegado da companhia para Portugal, será benéfica tanto para os passageiros como para as agências.
“Penso que isto vai ser benéfico tanto para as agências de viagens como para o cliente porque, como é natural, as agências de viagens vão ter uma compensação, assim como acontece com outro tipo de produtos, e o cliente sabe que tem garantidas as excursões com um melhor serviço e com um preço também mais interessante”, afirmou o responsável ao Turisver.com.
De acordo com Carlos Guarita, esta era uma opção que já estava disponível para grupos mas não para individuais, devendo esta alteração, que não foi ainda oficialmente apresentada às agências de viagens, passar a estar em vigor em breve.


Fonte: TURISVER

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Navio Asuka II chega nesta sexta para encerrar temporada

O navio de passageiros Asuka II, de bandeira japonesa, chega nesta sexta-feira ao Porto de Santos para encerrar oficialmente a temporada de cruzeiros na região. Em trânsito, o transatlântico não deve realizar embarque ou desembarque no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini.

A estimativa é que 1,12 milhão de turistas passem pelo Porto de Santos, entre embarques, desembarques e trânsito, durante os 121 dias de operação da temporada 2011/2012, crescimento de 1,5% em relação à estação anterior.

Juntos, todos os navios que passaram pelo cais santista desde o último dia 29 de outubro, quando a temporada começou, fizeram 273 escalas.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Brasileiros premiados a bordo do Costa Fascinosa

Com a presença do presidente da Costa Cruzeiros, Gianni Onorato, do CEO do Grupo Costa, Pierluigi Foschi, e do vice-presidente executivo de marketing e vendas do Grupo Costa, Norbert Stiekema, dezenas de parceiros comerciais entre agências de viagens e operadoras de turismo de vários países receberam os troféus "The Champions of the Sea", um reconhecimento da armadora aos seus principais vendedores. Dezenas de empresas estiveram a bordo do cruzeiro inaugural do navio Costa Fascinosa, na noite de sexta-feira (11/5), durante navegação no Mar Adriático, entre a Croácia e a Itália.

Renê Hermann, diretor-presidente da Costa Cruzeiros na América do sul, Renê Hermann, durante seu discurso, lembrou a oferta recorde da companhia na América do Sul e convidou todos os presentes a fazerem os cruzeiros da Costa no Brasil. Já a gerente de marketing e vendas da Costa, Claudia Del Valle elogiou a parceria com as agências e operadoras brasileiras e anunciou as vencedoras, que receberam um belo troféu e subiram ao palco, na seguinte ordem: Marcelo Leone, da Agaxtur; Kléber Silva, da CVC; Inês Bellini, da Mendes Turismo; Leandro Sommerfeld, da Marítimos; Afonso Louro, da Visual; e Vera Maluf, da Ponta Verde.

Fonte: MERCADO E EVENTOS

Autorizadas obras do Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador

O início imediato das obras do Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador foi autorizado nesta sexta-feira (11) pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, com a presença do governador Jaques Wagner. Durante o evento, realizado nos armazéns 1 e 2 da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), no Comércio, o ministro também autorizou a abertura de licitação para ampliação do quebra-mar em mais 405 metros ao norte.

Cristino afirmou que as ações terão impacto positivo para o estado. “O Porto de Salvador é extraordinário para o avanço da economia. Estamos estimulando um melhor desempenho deste equipamento para a Copa do Mundo, mas é importante destacar que o terminal vai ficar de legado para a população, ao final do evento, para incrementar cada vez mais o turismo de cruzeiros na Bahia e no Brasil”.

Ele disse que a Bahia está melhorando seu desempenho no sistema portuário nacional. “O Porto de Aratu teve um crescimento de 10% no primeiro trimestre deste ano, e o de Salvador registrou um incremento na movimentação de contêineres de 6%. Precisamos cada vez mais de portos eficientes. Ontem [quinta-feira], lançamos aqui em Salvador o Porto Sem Papel, que é um ponto inicial para a inteligência logística”.

Segundo o governador, a construção do terminal de passageiros e a modernização do porto são necessárias. “O Porto de Salvador é o terceiro do Brasil em recepção de cruzeiros e somente em 2011 recebeu 300 mil turistas. Este terminal vai nos dar uma condição boa para recepcionar”. Sobre o lançamento do Porto Sem Papel, declarou que vai dar maior celeridade aos trabalhos portuários. “Quanto mais o navio espera, são impostas multas para o dono da carga”.

Wagner ressaltou que Salvador tem a maior baía tropical do mundo, com áreas abrigadas excepcionais. “Neste mês ainda devemos receber a presidenta Dilma para lançar a pedra inicial do Estaleiro Enseada do Paraguaçu. Estamos adensando não só o turismo, mas a área industrial e portuária, que é um potencial que deve ser aproveitado em prol do povo baiano”.

Estrutura vai impulsionar o turismo e a geração de emprego e renda

O novo Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador terá uma vista panorâmica para a Baía de Todos-os-Santos, com área de lazer e entretenimento distribuída em 3.400 metros quadrados, onde atualmente ficam os galpões 1 e 2 da Codeba. O projeto, no valor de R$ 30.218.499,70, será executado pela Chroma Construções, vencedora da licitação, que deve concluir as obras em maio de 2013. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/Copa).

O terminal abrigará o embarque e o desembarque com espaço para check-in e check-out, alfândega, área de despacho de bagagens, espaço de convivência, restaurante e local para instalação dos postos de órgãos ligados à atividade portuária. Além disso, terá mais 5.600 metros quadrados para estacionamento de carros de passeio, ônibus, vans e táxis.

Para o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, a nova estrutura vai possibilitar que Salvador deixe de ser apenas receptor de cruzeiros e se torne uma cidade emissora deste tipo de viagem. “Os cruzeiros poderão partir daqui. Isto, para o turismo, é fundamental, porque os turistas vêm dois ou três dias antes da partida, se hospedam, fazem passeios, e depois do cruzeiro retornam para Salvador, ficando mais dois ou três dias”.

A cessão dos galpões para a construção do terminal de passageiros, de acordo com o presidente da Codeba, José Rebouças, não vai atrapalhar a operação do Porto de Salvador. “A modernização da operação de carga se dá pela ampliação de terminais de contêineres e estamos apenas fazendo uma transferência da tecnologia de operação”.

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, explicou que a construção do terminal vai ter reflexos na geração de emprego e renda. “O aumento do turismo implica em utilização da rede hoteleira, na procura de bares e restaurantes, de guias turísticos, serviços de transporte. Com o crescimento desta cadeia produtiva, há um grande impacto na geração de emprego”.

Vasconcelos acredita que o equipamento vai ampliar a busca por estes serviços para outras estações. “Hoje, concentra-se na época do inverno europeu, mas temos verão aqui o ano inteiro”.

Fonte: TRIBUNA DA BAHIA

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Costa confirma seis cruzeiros temáticos na temporada 2012/2013


O consultor de marketing do Grupo Costa Cruzeiros, Francisco Ancona, durante entrevista exclusiva em video ao MERCADO & EVENTOS a bordo do navio Costa Fascinosa, durante o cruzeiro The Champions of the Sea, realizado no Mar Adriático, entre a Itália e a Croácia comentou do prazer de estar navegando em um navio ainda cheirando a tinta. "O Costa Fascinosa é um navio de última geração, uma evolução na classe de navios, que ficaram um pouco maiores", disse. Entre as novidades que este navio leva para a temporada na América do Sul está um novo desenho na popa, toda aberta. "A popa descortinada é ideal para o Brasil, uma vez que temos cruzeiros no verão, com temperatura e clima favoráveis e esse navio oferece uma vista mais ampla e panorâmica na piscina, que ficou mais agradável e com mais jacuzzis, além da área dos bares mais ampliada", disse. No que tange ao entretenimento a bordo, Ancona destacou uma estação de play station que deve agradar bastante o público jovem.

Ancona também ressaltou os cruzeiros temáticos, uma novidade introduzida pela Costa no mercado brasileiro há 19 anos. "Na próxima temporada reeditaremos os nossos seis projetos temáticos. No Costa Favolosa teremos os cruzeiros Fitness, Dançando a Bordo e Bem Estar. No Costa Fascinosa teremos os cruzeiros Tango e Milonga, Prata Italiana e Gourmet, esse último, inclusive, que tem sido um grande sucesso, pois valoriza a culinária brasileira dentro de um ambiente internacional", disse. Ele acrescenta que muitos hóspedes acabam repetindo os cruzeiros temáticos de uma temporada para outra.

Sobre o aumento da tripulação brasileira a bordo dos navios da Costa, o consultor explica que os brasileiros tem tido grande aceitação por parte dos hóspedes. "Temos cerca de 30% de nossa tripulação formada por brasileiros na temporada da América do Sul, que se distribui por toda a frota durante a temporada na Europa. Já temos, inclusive, alguns ocupando cargos mais altos, como diretores de cruzeiros e diretores de seções", finalizou.

Ele falou ainda sobre alguns detalhes de destaque de cada um dos navios que a armadora trará para a temporada de 2012/2013 na América do Sul.

Grandeur of the Seas em doca seca para remodelação de 36,8 milhões de euros

O Grandeur of the Seas, da Royal Caribbean International, entrou em doca seca para um remodelação avaliada em 36,8 milhões de euros que vai demorar cinco semanas e que o dotará de novos espaços, regalias e entretenimento.
O navio é o terceiro depois do Rhapsody of the Seas e do Splendour of the Seas, a sofrer uma revitalização profunda conforme os planos da RCI.

Depois da revitalização os clientes a bordo irão encontrar uma selecção de restaurantes que inclui um italiano tradicional para toda a família, um espaço dedicado à gastronomia asiática para um jantar mais exótico, o Izumi, o Boardwalk Dog House, como opção de snacks, o Park Café para saladas e sandes ao ar livre, o Chops Grille, especialista em carnes grelhadas, e o Chef’s Table para noites mais exclusivas e requintadas, diz uma informação da RCI.

O navio vai receber ainda um novo Diamond Lounge para os membros Crown & Anchor Society, um Concierge Lounge para os hóspedes que escolham a opção suite como alojamento e membros que tenham atingido o grau de fidelização top-tier, bem como um Viking Crown Lounge remodelado, que vai incluir um novo design e um novo menu.

Os hóspedes mais jovens, crianças dos seis aos 36 meses irão ter para seu usufruto uma creche Royal Babies and Tots, que dá aos pais a opção de deixar as crianças num ambiente seguro e divertido durante o dia e a hora de jantar.

O Grandeur of the Seas vai oferecer um serviço de Wi-Fi para que todos possam estar contactáveis e actualizados, um ecrã de vídeo exterior com vista para o deck da piscina, bem como de um sistema digital de localização interactivo, introduzido pela primeira vez no Oasis of the Seas.

Tal como nos seus navios gémeos, o Centrum do Grandeur of the Seas será completamente transformado num espaço chique e animado que oferecerá uma selecção de actividades diurnas e nocturnas como uma nova experiência em que um grupo de acrobatas desliza pelo átrio de cinco andares. A transformação prossegue no original Champagne Bar, agora baptizado R Bar, um espaço retro onde os nossos barmen criarão elaborados cocktails para todos.

Uma vez concluída a remodelação a 31 de Maio, o Grandeur of the Seas fará um cruzeiro de sete noites a partir de Palma de Maiorca (Córsega - Sicília - Malta) a 22 de Julho, 5 e 19 Agosto, 2 de Setembro, cruzeiro de sete noites a partir de Palma de Maiorca (Marselha – Ibiza – Barcelona) com partidas a 29 Julho, 12 e 26 de Agosto e um cruzeiro de 11 noites a partir de Veneza (Montenegro – Grécia – Turquia) nas datas 11 de Junho, 2 de Julho, 24 de Setembro, 15 de Outubro.

Fonte: PRESS TUR

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Chega aos mares Costa Fascinosa, o novo gigante da Costa Cruzeiros




Quase quatro meses depois do naufrágio do Costa Concórdia, a companhia italiana Costa Cruzeiros inaugurou um cruzeiro gigante neste sábado em Veneza, o Costa Fascinosa.

A empresa, número um deste tipo de turismo na Europa e líder mundial na construção destes barcos, apresentou, segundo um comunicado, "a nova joia dos mares, orgulho do 'made in Italy'."

Outro cruzeiro desta companhia, o Costa Concórdia, chocou-se contra uma rocha no dia 13 de janeiro próximo a ilha de Giglio, na Toscana, causando pelo menos 30 mortes. No momento do acidente, o navio transportava 4.229 pessoas, entre elas 3.200 turistas e 1.000 tripulantes.

Um acidente como este "não deveria ter ocorrido, e não voltará a ocorrer", afirmou nesta sábado na cerimônia de inauguração do novo cruzeiro o presidente da companhia, Pier Luigi Foschi.

Foschi destacou em um comunicado que apesar do naufrágio, "o volume de reservas voltou aos mesmos níveis que no ano passado na mesma época".

O ministro italiano de Turismo, Piero Gnudi, elogiou este tipo de turismo, classificado por ele como um "ponto de encontro na Itália de duas excelências, a da qualidade e o estilo tipicamente italiano, e a da indústria naval".

O Costa Fascinosa, com 290 metros de comprimento e 35,5 metros de largura, possui capacidade máxima para 3.800 passageiros e 1.110 tripulantes. O cruzeiro custou € 510 milhões e deve partir para sua primeira viagem no dia 6 de maio.

Uma associação de Veneza protestou e anunciou que recolherá assinaturas para pedir a proibição imediata de embarcações de mais de 40 mil toneladas na lagoa da cidade.

As autoridades da cidade também se queixaram do incômodo causado pela passagem destes cruzeiros pelos monumentos célebres.

Em março, o governo italiano adotou um decreto pelo que proíbe os cruzeiros de se aproximar das costas para proteger as reservas naturais.
Créditos: AFP


Fonte: G1

Porto do Recife encerra temporada de cruzeiros com 89,6 mil turistas

Um total de 89,6 mil turistas passou pelo Porto do Recife na temporada de 2011/2012 de navios de passageiros, o que significa uma alta de 4% em relação ao mesmo período de 2010/2011. A quantidade navios de passageiros também aumentou de 25 para 29 embarcações. No total, os cruzeiros fizeram 69 paradas no Porto do Recife, isso porque alguns navios repetem a viagem, como o Ocean Dream, que parou no terminal 27 vezes neste ano.

Outro dado importante é que do número total de pessoas que passaram pelo terminal, 37,5% eram passageiros de transatlânticos que vieram ou estavam indo para portos fora do Brasil. No ano anterior, o número de turistas em rota internacional foi de 27%, segundo a assessoria do Porto do Recife.

A receita gerada com as atracações dos navios de passageiros foi em torno de R$ 1,59 milhão. A Empetur também disponibilizou recepcionistas bilíngues, que deram informações sobre rotas e pontos turísticos aos visitantes.

Por conta da Copa de 2014, o Porto do Recife receberá investimentos de R$ 25,7 milhões, sendo R$ 21,8 milhões do PAC da Copa, através de convênio assinado com a Secretaria Especial de Portos (SEP) e o restante do Governo de Pernambuco. A previsão de entrega do equipamento é janeiro de 2013, na metade da próxima temporada, que tem início em outubro de 2012.

Fonte: Pernambuco.com

sábado, 5 de maio de 2012

Após naufrágio, Costa Cruzeiros inaugura novo navio gigante


Quase quatro meses depois do naufrágio do Costa Concórdia, a companhia italiana Costa Cruzeiros, ou Costa Crociere, inaugurou um cruzeiro gigante neste sábado em Veneza, o Costa Fascinosa. A empresa, número um deste tipo de turismo na Europa e líder mundial na construção destes barcos, apresentou, segundo um comunicado, "a nova joia dos mares, orgulho do 'made in Italy'".

O Costa Concórdia chocou-se contra uma rocha no dia 13 de janeiro ante a ilha de Giglio na Toscana, causando 32 mortes. No momento do acidente, o navio transportava 4.229 pessoas, entre elas 3.200 turistas e mil tripulantes.

Um acidente como esse "não deveria ter ocorrido, e não voltará a ocorrer", afirmou nesta sábado na cerimônia de inauguração do novo cruzeiro o presidente da companhia, Pier Luigi Foschi. Foschi destacou em um comunicado que apesar do naufrágio, "o volume de reservas voltou aos mesmos níveis que no ano passado na mesma época".

O ministro italiano de Turismo, Piero Gnudi, elogiou este tipo de turismo, classificado por ele como um "ponto de encontro na Itália de duas excelências, a da qualidade e o estilo tipicamente italiano, e a da indústria naval".

O Costa Fascinosa, de 290 m de comprimento e 35,5 m de largura, possui uma capacidade máxima de 3,8 mil passageiros e 1.110 tripulantes e custou 510 milhões de euros.

Uma associação de Veneza protestou e anunciou que recolherá assinaturas para pedir a proibição imediata de embarcações de mais de 40 mil t na lagoa da cidade. As autoridades da cidade também se queixaram do incômodo causado pela passagem destes cruzeiros pelos monumentos célebres.

Em março, o governo italiano adotou um decreto pelo que proíbe os cruzeiros de se aproximar das costas para proteger as reservas naturais.

AFP

Costa Cruzeiros recebe amanhã novo Costa Fascinosa


A Costa Cruzeiros recebe amanhã o novo navio da sua frota, o Costa Fascinosa, um navio com 114.500 toneladas, com capacidade para 3.800 passageiros e que resulta de um investimento de 510 milhões de euros.
O navio já completou a fase de testes no mar e a 11 de Maio parte para o seu itinerário inaugural, numa viagem de 10 dias pela Grécia, Israel e Turquia, realizando depois, durante a temporada de Verão e até final de Novembro, itinerários de sete dias a partida de Veneza e com escalas em Bari, Grécia e Croácia.
“A entrega do Costa Fascinosa acontece dois meses depois da entrega do Costa neoRomantica, que resultou de um restyling do Costa Romantica e envolveu um investimento de 90 milhões de euros”, recorda a companhia em comunicado à imprensa.
Construído pelos estaleiros de Fincantieri, o Costa Fascinosa envolveu a colaboração de cerca de três mil trabalhadores dos estaleiros, bem como de sete mil externos e um total de 500 fornecedores.
Depois do Costa Fascinosa, a companhia lançou-se já na construção de um novo navio, que está também a ser construído pelos estaleiros de Fincantieri e que será o maior navio da frota da companhia. O novo navio tem o nome provisório de “Super Costa” e terá capacidade para transportar 4.928 passageiros, contando com 132.500 toneladas.

Terminal marítimo de Natal custará R$ 50 milhões

Será assinada amanhã (sexta-feira, dia 4) pela governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, a ordem de serviço para a construção do Terminal Marítimo de Passageiros de Natal. A solenidade, que contará com a presença do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, acontecerá às 9h, no Porto de Natal.

A obra, orçada em R$ 49,3 milhões, será executada pela Constremac Construções, empresa sediada em São Paulo, especializada na execução de obras portuárias. O projeto do Terminal Marítimo de Passageiros inclui um novo e moderno prédio de dois pavimentos, exclusivo para embarque e desembarque de turistas de cruzeiros marítimos.

Outros benefícios previstos: ampliação do cais, balcões de atendimento, escritórios de órgãos públicos (Anvisa, Polícia Federal e Juizado de Menores), ambulatório, restaurante, salão de exposições e palco para apresentações culturais.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Titanic II, réplica de seu antecessor, cruzará o Atlântico em 2016


Um dos homens mais ricos da Austrália, Clive Palmer, revelou os planos de criar uma versão do século XXI do lendário navio Titanic, que será construído na China, e cuja primeira viagem, entre Inglaterra e Nova York, seria realizada em 2016. Bilionário do setor da mineração, Palmer disse ter encomendado à estatal chinesa CSC Jinling Shipyard a construção do Titanic II com as dimensões exatas de seu famoso predecessor.

"Será tão luxuoso quanto o Titanic original, mas é claro que contará com tecnologia de ponta do século XXI e os mais avançados sistemas de segurança e navegação", afirmou o empresário em um comunicado. "O Titanic II navegará no hemisfério norte e sua viagem de estreia, da Inglaterra a Nova York, está prevista para o fim de 2016", acrescentou. "Nós convidamos a Marinha chinesa para escoltar o Titanic II em sua viagem inaugural até Nova York."

O anúncio ocorre semanas depois do centenário de afundamento do Titanic, que foi a pique em 15 de abril de 1912, após colidir contra um iceberg em sua viagem inaugural, entre Southampton e Nova York.

Palmer disse que o novo navio será uma homenagem ao espírito dos homens e mulheres que trabalharam no cruzeiro original. "Essas pessoas fizeram um trabalho que ainda causam admiração mais de 100 anos depois e nós queremos que este espírito continue vivo por mais 100 anos", afirmou.

O Titanic foi operado pela White Star Line e foi o maior navio de cruzeiro do mundo na época. Palmer afirmou que sua própria companhia de navegação, a Blue Star Line, ficará a cargo do navio, que terá as mesmas dimensões de seu antecessor, com 840 quartos e nove deques.

Fonte Terra

terça-feira, 1 de maio de 2012

Projeto de revitalização custará meio bilhão de reais

A revitalização da região dos armazéns 1 ao 8, no Cais do Valongo, no Porto, demandará investimentos de meio bilhão de reais da iniciativa privada. Este é o custo da implantação do projeto Porto Valongo Santos, que prevê a instalação de um centro de turismo e lazer nessa área, de 141,9 mil m². O empreendimento vai gerar 2.200 empregos. A expectativa é que a licitação seja aberta no início do próximo ano.

O valor a ser aplicado foi apontado pelo estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental apresentado ontem pela Ove Arup & Partners, em solenidade na Prefeitura de Santos. A empresa foi contratada para identificar o potencial dos galpões e as adequações necessárias na região para atender esses empreendimentos.

Nos R$ 513,9 milhões necessários para o projeto, não está incluído o custo de construção do terminal de passageiros a ser implantado nas proximidades do Armazém 6.

Considerada independente, a unidade está sob a responsabilidade exclusiva da Codesp, a quem caberá o processo de licitação e demais definições para sua instalação. A princípio, o terminal terá 71 mil m², três berços de atracação e capacidade para receber 12 mil turistas por dia.

Essas características, destacadas no estudo da Ove Arup, já haviam sido propostas em pré-projeto da MSC Cruzeiros, operadora interessada em construir e administrar o terminal.

A instalação de cruzeiros passará por um processo de licitação distinto do previsto para o restante do complexo. Assim, terá uma gestão independente. E ela não será a única. É o caso das unidades de órgãos públicas que serão implantadas na área revitalizada. No local, está prevista a construção de estações dos bombeiros e da Força Aérea, escritórios de turismo e de autoridades públicas e um centro científico oceanográfico, a ser operado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), que já contam com campi na Cidade. Esses centros vão funcionar nos armazéns 7 e 8.

Nos demais galpões, conforme já previsto na proposta inicial, serão criadas lojas, restaurantes, marina, área para exposições, galeria de arte, hotel de luxo e um apart hotel de apoio ao turismo náutico. Todos esses estabelecimentos serão explorados pela empresa ganhadora da concorrência do complexo. Ela terá a concessão da área por 25 anos.

Caberá à vencedora da licitação realizar as obras de cada galpão, explicou o secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos, Sérgio Aquino. Outra exigência será a apresentação do projeto arquitetônico e urbanístico – que seria feito por concurso público, mas a ideia foi abandonada. “Seria inviável contratar várias firmas, pois o projeto tem que ser implantado de forma integral. Será uma licitação única e quem ganhar poderá negociar com os especialistas”, disse Aquino.

Tanto o secretário como o prefeito João Paulo Papa, também presente na solenidade, aprovaram a versão final do projeto de revitalização. A proposta ainda agradou ao presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra. “Existe viabilidade do ponto de vista de engenharia e de mobilidade da cidade”, disse Serra.

Conforme anseio de autoridades e empresários, o estudo da Arup contempla a construção de estacionamentos e apresenta estratégias de acessibilidade ao terminal, com vias separadas para a passagem de veículos e ônibus.

Com a viabilidade do Porto Valongo Santos confirmada, as próximas etapas para sua implantação são a assinatura de um Termo de Ajuste e Conduta (TAC) com o Ministério Público, audiências públicas, a geração dos termos de referência e dos textos dos editais, e finalmente, no início do próximo ano, a abertura da licitação.

A tribuna