segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Morre passageiro a bordo do navio Grand Holiday

RIO - Uma idosa morreu dentro do transatlântico Grand Holiday, que pertence à companhia espanhola Ibero Cruzeiros, na manhã desta segunda-feira. O navio atracou às 8h no porto do Rio, no píer Mauá, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para a retirada do corpo por volta das 11h. De acordo com a Polícia Federal, a vítima ainda não identificada teria sofrido um infarto. A PF informou ter aberto inquérito para apurar o caso.

O cruzeiro que saiu neste fim de semana de Santos, deixa nesta terça-feira o Rio de Janeiro, e ainda passará por Búzios, Ilhabela e voltará a Santos na quinta-feira. O trajeto não será modificado devido ao ocorrido.

Há pouco menos de um mês, o transatlântico Veendam, da companhia holandesa Holland America, atracou no Rio, no Píer Mauá, com uma passageira americana morta. No navio foram registrados 86 casos de gastroenterite (79 passageiros e sete tripulantes). Segundo a Anvisa, o serviço médico do navio informou que a passageira morreu por problemas cardiovasculares, mas a confirmação só ocorrerá após autopsia.

Na ocasião, a Polícia Federal (PF) encaminhou uma equipe de peritos ao Veendam e colheu depoimento do médico do navio. E o secretário estadual de Turismo, Ronald Azaro, reuniu-se com tripulantes e agentes da Anvisa. Como os responsáveis pelo navio não avisaram ao Píer Mauá sobre o surto, a empresa será multada. O valor ainda não foi estipulado.

A PF espera o laudo cadavérico para avaliar se abrirá inquérito. Os primeiros casos de gastrenterite ocorreram dia 6 de novembro, quando o navio estava no Chile. Apenas duas pessoas continuam com os sintomas. O navio chegou 1.250 passageiros e 560 tripulantes. O último trajeto da viagem incluiu passeios em cidades do Chile, Argentina e Uruguai.

A Anvisa informou que o navio tomou as medidas recomendadas para controle do surto. Ambientes, como piscina e biblioteca, foram fechados e os doentes isolados. A tripulação teria emitido um alerta de código vermelho, com medidas constantes de limpeza, há três dias. O passageiro canadense Paul Yereeau, de 72 anos, disse que há 14 dias, desde que saíram do Chile, houve a orientação para reforçar a higiene:

Casos de intoxicação são recorrente em cruzeiros. Em março de 2010, 310 pessoas apresentaram quadro de gastroenterite no navio Vision of The Seas. Os 1.987 passageiros e 765 tripulantes foram proibidos de desembarcar e ficaram um dia ancorado em Búzios.

Em janeiro de 2009, outras 380 pessoas passaram mal numa viagem pelo litoral nordestino, devido a um surto de norovírus. A MSC Cruzeiros, responsável pelo cruzeiro MSC Sinfonia, reembolsou em 25% do valor do pacote aos passageiros. Em novembro de 2006, 700 pessoas contraíram um vírus gastrointestinal no navio Carnival Liberty, em viagem à Flórida.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário