sábado, 7 de janeiro de 2012

Chegada de transatlânticos a Salvador aquece economia da região do comércio

Além de movimentar as praias, a estação mais quente do ano aquece a economia da capital baiana. Mais um transatlântico chegou a Salvador na manhã desta terça-feira (3) com três mil turistas. Ao todo, três navios estão atracados no Porto de Salvador: o MSC Orchestra, o Grand Holiday e o Costa Pacífica.

Logo na chegada, os turistas brasileiros e estrangeiros foram recepcionados por baianas, que tiraram fotos e os presentearam com fitinhas do Senhor do Bonfim. A iniciativa faz parte do receptivo da Bahiatursa, que também inclui a entrega de folhetos, roteiros, entre outros materiais de divulgação do turismo baiano. Até maio, 156 navios devem passar pela Bahia – 114 em Salvador e o restante em Ilhéus.

De acordo com Felipe Vieira, da Diretoria de Serviços Turísticos da Bahiatursa, incluindo as baianas, 90 profissionais, entre contratações diretas e indiretas, compõem a equipe de receptivo. “Como os navios estão aqui de passagem, nossa intenção é dar a melhor recepção possível para que os turistas retornem à Bahia como destino final”.

Ana Leyde era uma das cinco baianas de receptivo que deram as boas-vindas aos milhares de turistas que chegaram a Salvador pelo mar. “É um trabalho bom, que a gente gosta de fazer. Mais do que o cachê, o importante é receber bem”.

A enfermeira Edna da Costa Moraes Santos partiu de Santos (SP) com um grupo de 40 pessoas. Ansiosa para saber mais sobre a história da primeira capital brasileira, ela elogiou a recepção em terra e garantiu que está disposta a conhecer boa parte das dezenas de museus e casarios do Centro Antigo de Salvador (CAS). “Só de escutar falar, a vontade já era grande. Espero retornar várias vezes aqui”.

Os cruzeiristas movimentaram a região do Comércio. Dezenas de ônibus, vans e táxis partiram do porto rumo aos principais pontos turísticos. Teve quem optou pelo passeio a pé, fazendo a alegria dos ambulantes e dos comerciantes do Mercado Modelo.

A soteropolitana Ieda Santos Vieira, 51 anos, é figura conhecida na Praça do Mercado por transformar mulheres comuns em típicas baianas. “As pessoas vêm aqui, tiram quantas fotos de baiana quiser e ainda têm o Elevador Lacerda de fundo. Tudo por apenas R$ 2. A baiana é um símbolo tradicional da Bahia”. Ieda informou que na alta estação é possível faturar até R$ 50 por dia.

Na parte interna do Mercado Modelo, a chegada dos turistas também anima os comerciantes, a exemplo de Michella Lobo, dona de uma barraca que vende cocada, licor, aguardente e uma grande variedade de pimenta. Segundo ela, são opções originais de souvenir que na alta estação são mais procuradas. “A expectativa de venda é muito grande. Com a chegada dos turistas aumentam as nossas vendas, e o retorno, consequentemente, é melhor”.

Reforço do policiamento

Outra estratégia adotada pelo Estado para que os turistas só levem boas recordações da visita a Salvador é o aumento do efetivo policial. A tenente Adriana Molinari, da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), explicou, durante a chegada do transatlântico, que há um reforço das atividades de policiamento na região, com a presença do Esquadrão Águia (motocicletas) e da Polícia Montada.

“Sempre há um efetivo adicional. Mantemos um contato frequente com a Capitania dos Portos para montar nosso calendário de atuação com informações sobre quando os navios chegam, quanto tempo eles vão ficar na cidade e quantos vêm nos visitar”, declarou Adriana.

De novembro de 2011 a maio deste ano, a Bahia deve receber 6,5 milhões de turistas. Mais da metade são baianos que viajam pelo estado e aproximadamente três milhões são de outros estados e países. Somente de navio, 260 mil cruzeiristas devem desembarcar em Salvador e 117 mil em Ilhéus.

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, destacou que os cruzeiros são muito importantes, “no que se refere à divulgação dos nossos destinos, em especial Salvador e Ilhéus. O visitante chega aqui e tem uma pequena ideia do que é a cidade, a nossa cultura, o nosso povo, a nossa gastronomia. Conhecendo tudo isso, ele volta com um parente, um amigo, e fica hospedado em nossos hotéis, consumindo em nossos restaurantes, gerando renda”.




Fonte: Alagoinhas Notícias

Um comentário: