quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Mais de cinco mil cruzeiristas recebem orientação sobre o Turismo Legal em AL

Dois cruzeiros atracaram no Porto de Maceió nesta terça-feira: o Grand Holiday e o MSC Orchestra, trazendo mais de cinco mil turistas para a capital alagoana. Esses turistas foram orientados pelas equipes da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas e do Procon-AL sobre a pirataria no setor turístico.

Nas dicas dadas pelos órgãos de governo estadual, os tópicos atentam para que o turista se informe sobre o cadastramento das empresas no Ministério do Turismo através do Cadastur, assim, não haverá constrangimento na compra de serviços.

Outra dica é que ao comprar excursões e passeios turísticos, o consumidor deve exigir o acompanhamento do profissional guia de turismo, que deverá portar o crachá de identificação com a chancela do MTur. Segundo o técnico da Setur-AL, Valdiron Lira, muitos turistas se interessam pela ação, perguntam e tiram dúvidas. “Essa ação é muito importante”, afirma.

O presidente do Singtur-AL (Sindicado dos Guias Turísticos de Alagoas), Henrique Dantas assegurou que : “Essa ação serve para mobilizar o turista, para que ele saiba que o Estado de Alagoas se preocupa além das belezas naturais, se preocupa com o bem estar, quando por exemplo, ele compra um pacote turístico”. E ressaltou: Essa ação é pioneira, somos o primeiro estado”.

A equipe do Procon-AL distribuiu materiais educativos sobre os direitos dos consumidor, explicando os procedimentos em bares, restaurantes e em estabelecimentos turísticos, além de prestar atendimentos.

E a setur-AL disponibilizou o manual Viaje Legal, com informações que vão desde os prestadores de serviços até a compra de pacotes aéreos. Além do folder “Em Alagoas o Turismo é Legal”, feito em parceria entre o Procon-AL, a Setur-AL e o Singtur-AL.

Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a ação garante ao turista que o estado está preocupado com os produtos e serviços adquiridos por eles na viagem. “Queremos mostrar que o turismo na legalidade não causa aborrecimento e estamos dando dicas de como podem se prevenir contra os piratas”, disse.

A próxima ação será na praia de Ponta Verde, na próxima sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário